Após três meses de queda, varejo de RO apresenta recuperação
Foto: Divulgação
Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.
As vendas no comércio varejista registraram alta de 1,4% em janeiro no Brasil, de acordo com a pesquisa realizada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), divulgada nesta sexta-feira (13). Segundo o IBGE, após três meses consecutivos de queda, o comércio apresentou recuperação.
Em relação ao resultado de dezembro de
Por segmentos
Com alta de 11,1% nas vendas frente a dezembro, o setor de veículos e motos, partes e peças foi destaque. Das dez atividades pesquisadas, outras seis também tiveram alta: livros, jornais, revistas e papelaria (7,6%); móveis e eletrodomésticos (7,1%); outros artigos de uso pessoal e doméstico (5,8%); tecidos, vestuário e calçados (2,2%); artigos farmacêuticos, médicos, ortopédicos, de perfumaria e cosméticos (0,8%); e hipermercados, supermercados, produtos alimentícios, bebidas e fumo (0,3%).
De acordo com o IBGE, o segmento de Hipermercados, supermercados, produtos alimentícios, bebidas e fumo cresceu acima da média: 7,0% no volume de vendas, sobre igual mês do ano anterior, sendo responsável pela principal contribuição (41%) da taxa do varejo.
Queda
Já o setor de Tecidos, vestuário e calçados (–4,7%) apresentou queda pelo terceiro mês consecutivo e a maior contribuição negativa para o índice. O setor que também apresentou queda foi o de material de construção, com variações de –12,5% na relação janeiro09/janeiro08 e de 6,0% no acumulado dos últimos 12 meses, influenciado pela baixa no crédito.
* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!