Sedam apresenta plano de educação ambiental para melhorar qualidade de vida

Sedam apresenta plano de educação ambiental para melhorar qualidade de vida

Sedam apresenta plano de educação ambiental para melhorar qualidade de vida

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

A Secretaria de Estado do Desenvolvimento Ambiental (Sedam) apresentou nesta quarta-feira (21) o plano de educação ambiental 2009 com nove projetos prioritários. Segundo secretário estadual de ambiente, Cletho Brito, os projetos visam alcançar desde agricultores, ribeirinhos aos servidores público. “O objetivo do plano é sensibilizar a todos da necessidade de preservar e conservar o meio ambiente porque só assim teremos uma melhor qualidade de vida”, disse ele.
O plano de trabalho deve ser desenvolvido durante o ano todo com ações em diversas áreas; nas escolas, garimpos, órgãos governamentais e em lugares históricos e culturais. Os trabalhos devem iniciar no próximo mês com lançamento oficial em Ji-Paraná.
Dos projetos, Brito titular da Sedam destaca o da gestão pública que vai sensibilizar os servidores para desenvolver atividades sustentáveis. “A idéia é implementar uma gestão socioambiental com uso adequado dos recursos naturais e dar destino aos resíduos gerados”, explica.
O plano conta também com projetos socioculturais e ambientais. O ‘Educação Ambiental na Arte e Cultura’ por exemplo, pretende resgatar as características das comunidades tradicionais e sua relação com o meio ambiente. “O trabalho é usar a educação para mostrar a importância do convívio harmonioso entre o ambiente a cultura e a sociedade” afirma Brito. 
Já o ‘Educação Ambiental na EFMM’ vai mobilizar a sociedade para recuperar a praça Estrada de Ferro Madeira Mamoré com intuito de deixar o lugar agradável à visitação e preservar a história regional.
De acordo com Brito, a Sedam deve intensificar ainda os trabalhos ambientais em rios, praias e diversos lugares com Grupo de Educadores Ambientais Voluntário (GEAV) e a capacitação de mais agentes ambientais voluntários (AAV).
Brito acredita que com a nova dinâmica do órgão os resultados serão mais visíveis. Projetos como ‘Mãos Dadas’ realizado na comunidade do Garimpo Bom Futuro, ‘Agenda de Meio Ambiente Rondônia Beni’ que atua nas áreas fronteiriças e tem parceria do governo da Bolívia e ‘Educação ambiental nas Escolas’ vão neste ano apresentar melhores desempenhos, disse.
Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Na sua opinião, qual companhia aérea que atende Rondônia presta o pior serviço?
Você ainda lê jornal impresso?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS