Conselheiros tutelares são diplomados

Conselheiros tutelares são diplomados

Conselheiros tutelares são diplomados

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

O Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, juntamente com a Secretaria Municipal de Bem-Estar Social (Sembes), procedeu na manhã desta segunda-feira, 15, a diplomação dos dez conselheiros eleitos na última eleição. Desse total, cinco são suplentes. O evento ocorreu no Centro de Atendimento à Mulher (CAM), com a presença da promotora de Justiça Curadora da Infância e Juventude, Yara Travalon, da secretária-adjunta do Bem-estar Social, Valdete Savaris, do secretário municipal de Educação, Arijoan Cavalcante, da presidente do Conselho Municipal da Criança e do Adolescente, Meire Ikino, assistente social e demais conselheiros. 

Os candidatos eleitos foram Andréia de Souza Bezerra, Arione Cavalcante dos Santos, Ronaldo de Souza Savaris, Débora Cristina de Andrade e Helena Oliveira de Paula. Os cincos suplentes são Eslivaine Severino Barboza Peres, Wellington Souza Cardoso, Andréia Santos Machado, Aparecida Teodoro Rocha e Elisabette Batista Silva. Eles receberam a diplomação das mãos da promotora de Justiça Curadora da Infância e Juventude.

A eleição foi realizada no último dia 23 de novembro e seis escolas foram pontos de votação, como as municipais Cristo Rei e Hermógenes Roberto Nogueira e as estaduais Wilson Camargo, Maria Arlete Toledo, Machado de Assis e Paulo Freire. Segundo informações da presidente do Conselho Municipal da Criança e do Adolescente, as atividades começam efetivamente a serem executadas pelos cinco eleitos a partir do dia 2 de janeiro e os planejamentos das ações para 2009 vão começar com a diplomação dos conselheiros, ou seja, com a formação da equipe. 

Capacitação e Curso - De acordo com a promotora, o Centro de Apoio Operacional da Infância e Juventude do Ministério Público realizou, no mês de outubro, a capacitação dos conselheiros tutelares, da equipe da Casa da Cidadania e do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente do município de Vilhena e Chupinguaia. Já na próxima quinta-feira, 18, às 14h, haverá no auditório do MP um curso técnico que abordará um treinamento específico como documentações, manuseio e mecanismo do estatuto, atribuições do conselheiro tutelar, entre outros. Yara lembra ainda que o MP continuará com a parceria e assistência ao Conselho Tutelar, pois o objetivo é torná-lo mais eficiente.

 

Para 2009, a promotora acrescenta que está previsto a presença efetiva dos conselheiros nas escolas com pelo menos uma visita mensal, além das chamadas feitas pelos colégios, todas com a elaboração de relatório pelo conselheiro. Pretende-se ainda uma parceria entre o MP e a Faculdade da Amazônia (Fama) com estagiários do curso de Psicologia e do Serviço Social para auxiliarem os conselheiros no desempenho de suas funções.     

Direito ao esquecimento
Os comentários são responsabilidades de seus autores via perfil do Facebook. Não reflete necessariamente a opinião do Rondoniaovivo.com
Você acredita que o Código Penal e a Lei de Execução Penal devem ser endurecidos?
Quem tem sua preferência em uma possível candidatura para o Senado Federal?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS