A reforma do aeroporto de Ji-Paraná foi tema de audiência entre o governador Ivo Cassol e os deputados Jesualdo Pires e Anselmo de Jesus, este último deputado federal. A audiência aconteceu nesta terça-feira (18) no gabinete do governador na Residência Oficial.
Orçado em R$ 30 milhões, o projeto de reforma geral do aeroporto mais movimentado do interior do estado é uma preocupação tantos dos parlamentares quanto do governo estadual. “A pista já apresenta problemas, o que obriga o DER a fazer reparos semanais para que o aeroporto continue funcionando normalmente”, apontou o governador.
A licitação da obra será feita em 18 de dezembro deste ano. No entanto, antes do início do processo licitatório, o deputado Anselmo se comprometeu a fechar convênio com a Agência Nacional de Aviação Civil – Anac. “Temos que fechar o convênio com a Anac para assegurar os recursos das emendas para a obra”, explicou o deputado. Ele afirmou ainda que o convênio deverá ser fechado até o dia 28 de novembro e que trata-se de um procedimento legal necessário, como bem lembrou o governador.
De acordo com Anselmo, além dos R$ 16 milhões da emenda deste ano, ele já apresentou emenda para o próximo orçamento para garantir recursos de bancada para a obra. O deputado Jesualdo também defendeu a reforma. Parlamentar da região de Ji-Paraná, ele espera que o aeroporto receba o quanto antes melhorias. O aeroporto, segundo ele, recebe três vôos diários, o que pode se ampliado com a reforma da infra-estrutura.
Para Cassol, a obra é necessária e beneficiará os usuários do aeroporto que poderão contar com instalações mais modernas e confortáveis. “Por ser o aeroporto de maior movimento do interior de Rondônia, o Governo do Estado tem preocupação para que a infra-estrutura oferecida seja cada vez melhor para a população”, declarou.
O governo estadual arcará com 15% do valor da obra, como contrapartida. Os recursos serão repassados por intermédio de convênio.