Os servidores do Departamento Nacional de Infra-estrutura em Transportes (Dnit) estão fazendo uma paralisação de 24 horas em todo o país para reivindicar o reforço da estrutura do órgão para executar as obras do programa de aceleração do crescimento (PAC), a reestruturação das carreiras e a criação do cargo de inspetor de operações de transportes, servidor que ficaria encarregado de fiscalizar a malha rodoviária do país. Segundo a comissão de servidores do Dnit, todas as 23 unidades regionais do órgão estão paralisadas.
Os servidores afirmam que o Dnit tem uma estrutura pequena para cuidar de toda a infra-estrutura do país, o que foi agravado com as novas obras do PAC, que estariam prejudicando o dia-a-dia do trabalho do órgão. Os servidores aproveitaram a semana nacional do trânsito para fazar a manifestação como forma de lembrar à sociedade que o órgão não cuida apenas de construção de estradas, mas também tem responsabilidade sobre o trânsito nas rodovias.
Pela manhã, chegou a haver um princípio de tumulto, quando um grupo de sem-terra se juntou aos servidores do Dnit. Os sem-terra ameaçaram invadir o prédio do órgão, mas saíram do local depois da promessa de que seriam recebidos para audiência com autoridades federais.
*
VEJA TAMBÉM:
*
ALERTA - Rio Machado atinge marca histórica de 2 metros em Ji-Paraná
*
Presença de fiscal da ANP provoca fechamento espontâneo de postos suspeitos de adulteração de combustível