DESESPERO - Falta de água leva moradores da zona Sul da capital a escavar poço próximo a igarapé insalubre - Fotos e vídeo

DESESPERO - Falta de água leva moradores da zona Sul da capital a escavar poço próximo a igarapé insalubre - Fotos e vídeo

DESESPERO - Falta de água leva moradores da zona Sul da capital a escavar poço próximo a igarapé insalubre - Fotos e vídeo

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

 
Moradores do bairro Castanheira e Cidade Nova, zona Sul da capital, estão sofrendo com a baixa do lençol freático, levando membros daquela comunidade a escavarem poços próximo de um igarapé, considerado insalubre pelos próprios moradores, que se encontra ao lado da rua Geraldo Siqueira.
O estado crítico que se encontra aquele setor da cidade acabou levando a medidas extremas os moradores, que não podem fazer muita coisa a não ser tirar proveito do que a natureza pode proporcionar. 
O sucateiro Cícero Quirino dos Santos, morador há mais de oito anos do bairro Castanheiras, disse à reportagem que há três meses os moradores do bairro estão sem água e há dois dias dois vizinhos se uniram para escavar um poço na parte mais baixa do bairro.
“Nós não sabemos o que fazer mais, só pedimos a Deus que chova, mas nessa época do ano está difícil. A estiagem veio forte e o calor está secando tudo”, disse Cícero, não escondendo a emoção.
O sucateiro mora as margens de um igarapé do bairro e disse para a reportagem que uma de suas preocupações são os animais que ali se encontram e que já foram avistados em algumas ocasiões, como: cobras e jacarés. Mas ainda assim, diante da dificuldade do local, Cícero disse que encontra forças para, ao menos, dar condições dignas à sua família. O autônomo tem uma esposa que é tetraplégica e um filho de 10 anos e o que consegue vender com sucatas que recolhe nas ruas investe o pouco que tem em uma pequena casa de alvenaria, localizada atrás do igarapé.
ABASTECIMENTO E PAC
Adalberto Nascimento da Silva, técnico de sistema de saneamento da Companhia de Águas e Esgotos do Estado de Rondônia (Caerd), responsável pela rede de água e esgoto da zona Sul, disse para a reportagem do Rondoniaovivo que os meses de agosto e setembro se encontram no período que mais afetam o lençol da região, provocando a escassez de água.
Relembrou ainda o contrato firmado no último dia 12 de agosto no Tribunal de Contas de Rondônia entre o Governo do Estado e o Governo Federal em relação ao Programa de Aceleração do Crescimento, que tem a proposta de construir uma rede de esgoto em Porto Velho, o que abrangeria todos os bairros, com isso o fornecimento de água naquele setor da cidade seria sanado.
De acordo com Adalberto no próximo dia 12 de setembro máquinas e homens estarão na zona Sul para executarem obras que possibilitarão 100% de abastecimento de água e rede de esgoto na área.
PLANO DIRETOR
De acordo com o relatório preliminar do Plano Diretor de Porto Velho – RO, apenas 50% da população é servida pela rede de abastecimento de água e menos de 2% dos domicílios (1,8%) estão ligados à rede de coleta de esgotos, “in natura”, no rio Madeira.
Do ponto de vista quantitativo, 50% da população utiliza o sistema de “poços amazonas” para abastecimento de água, enquanto que percentual semelhante (47%) usa fossas sépticas, 20%, fossas rudimentares e 5% lançam seus dejetos em valas, rios e outros escoadouros.
Em muitas casas dos bairros Castanheira e Cidade Nova as fossas utilizada ainda são rudimentares, tornando insalubre o igarapé que circula naquele setor e que serve de fonte de abastecimento de água para uma parte da comunidade, que necessita dela para sobreviver.
Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Na sua opinião, qual companhia aérea que atende Rondônia presta o pior serviço?
Você ainda lê jornal impresso?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS