"Quilombagem” é tema de debate entre acadêmicos de Jornalismo da FARO

"Quilombagem” é tema de debate entre acadêmicos de Jornalismo da FARO

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

Na última quarta-feira (15), acadêmicos do sexto e oitavo período de Jornalismo da FARO tiveram não só a oportunidade de assistir em sala de aula o documentário “Quilombagem”, como também debater sobre o assunto com o diretor do filme, Jurandir Costa, e o poeta e historiador Matias Mendes. “A atividade interdisciplinar envolveu as disciplinas de Análise Política Brasileira, Sociologia da Comunicação, Telejornalismo II, Monografia e Atividade Complementar”, conta Hamilton Lima, professor e coordenador de Comunicação Social. O documentário, produzido no Vale do Guaporé, retrata o drama de duas comunidades quilombolas na fronteira do Brasil com a Bolívia, em plena floresta amazônica. Há mais de 200 anos o povoado de Santo Antônio do Guaporé e Pedras Negras vêm lutando pelo reconhecimento de sua cultura e a permanência em seu território, para eles sagrado. Para a acadêmica Andréia Gonzalez, que não conhecia a história da Quilombagem, o filme foi revelador. “Fiquei surpresa com o valor que eles dão à própria história e seu território, e como vivem com tão pouco e muito amor ao próximo”, conta. A atividade proporcionou aos acadêmicos a oportunidade de avaliar um trabalho produzido em Rondônia, podendo debater sobre questões sociais, políticas e econômicas relativas a descendentes de escravos. Para os alunos, aulas dinâmicas como esta fazem com que o conhecimento seja melhor assimilado. Juliana Silva ressalta que conhecer novas culturas é uma necessidade, pois serão os comunicadores da sociedade amanhã. O documentário tem duração de 52 minutos e foi dirigido por Jurandir Costa e Fernanda Kopanakis.
Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Na sua opinião, qual companhia aérea que atende Rondônia presta o pior serviço?
Você ainda lê jornal impresso?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS