MP pede e câmara altera lei ampliando benefício para idosos com transporte gratuito

MP pede e câmara altera lei ampliando benefício para idosos com transporte gratuito

MP pede e câmara altera lei ampliando benefício para idosos com transporte gratuito

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

O Ministério Público do Estado de Rondônia, através da 8ª Promotoria de Justiça, pediu e o presidente da Câmara de Vereadores de Porto Velho, José Hermínio Coelho, promulgou a Emenda à Lei Orgânica nº 050, ampliando o benefício da gratuidade no transporte coletivo de passageiros para idosos com idade ou superior a 60 anos. A lei anterior beneficiava somente idosos com idade acima de 65 anos. A promulgação da Emenda foi publicada no Diário Oficial do Município nº 3054, no dia 27 de junho. O pedido de mudança na Lei Municipal foi feito à Câmara de Vereadores pelo Promotor de Justiça Ivanildo de Oliveira, da 8ª Promotoria de Justiça, com base em inúmeras reclamações de idosos com idade entre 60 e 65 anos e, sobretudo, de baixa renda, os quais não estavam conseguindo usufruir os serviços de transporte coletivo urbano de forma gratuita. No pedido encaminhado ao chefe do Poder Legislativo Municipal, o Promotor de Justiça Ivanildo de Oliveira explicou que, conforme artigo 39, inciso 3º da Lei nº 10.741, de 1º de outubro de 2003 – Estatuto do Idoso, fica a critério da legislação local dispor sobre a gratuidade nos meios de transportes coletivos públicos urbanos, no que toca às pessoas com faixa etária entre 60 e 65 anos. Vários municípios brasileiros já promulgaram suas respectivas legislações municipais assegurando o acesso ao passe livre aos serviços de transportes coletivos urbano às pessoas a partir de 60 anos. Em outras cidades projetos semelhantes estão em fase de tramitação. Já usufruem do benefício os municípios de Mata de São João (BA) e Campinas (SP), e projeto nesse sentido está em tramitação nas Câmaras de Vereadores de Foz do Iguaçu (PR), Ibirubá (RS), Guarulhos (SP), Aracaju (SE), Santa Bárbara (SP) e Itapevi (SP). *VEJA TAMBÉM: * Clínica de Fonoaudiologia inicia atendimento no período noturno * Inscrições para festival universitário de Cinema Perro Loco são prorrogadas até dia 15 de agosto
Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Na sua opinião, qual companhia aérea que atende Rondônia presta o pior serviço?
Você ainda lê jornal impresso?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS