Direção da FIMCA e Metropolitana realizam abertura da Oficina Pedagógica para coordenadores e docentes
Aconteceu na última quinta-feira,12, a partir das 19h30 no auditório das Faculdade Integradas Aparício Carvalho – FIMCA e Faculdade Metropolitana a abertura da Oficina Pedagógica “O Aperfeiçoamento como estratégia de ensino”, promovida pela direção das Instituições em conjunto com as coordenações acadêmicas, pedagógicas e dos Cursos FIMCA e Metropolitana.
Compondo a mesa estavam presentes os diretores da FIMCA, Aparício Carvalho, da Metropolitana, Maria Silvia Carvalho, a coordenadora acadêmica professora Eliete Mendonça, coordenadora pedagógica professora Mônica Freiberger, coordenadora do Núcleo de Acompanhamento e Integração Acadêmica (NAIA), professora Isabel Cristina e ainda a supervisora pedagógica, professora Klenia Borges.
Na ocasião a diretora da Metropolitana, Maria Silvia Carvalho deu as boas vindas aos professores, coordenadores e convidados e agradeceu a presença de todos dizendo da satisfação em reuni-los para aquela oficina pedagógica. O diretor da FIMCA, Aparício Carvalho também agradeceu falando sobre a importante colaboração dos docentes no crescimento das duas Instituições. Falou ainda sobre a expansão que a Faculdade está realizando com a construção de um novo prédio de quatro andares e a construção do hospital veterinário que será um dos mais modernos do país. Aparício enfatizou as visitas de comissões do MEC para o reconhecimento do Curso de Educação Física e ainda anunciou 25 novos Cursos como Agronomia, Zootecnia, Pedagogia, Letras, entre outros.
Em seguida a pedagoga Vânia Lúcia Soares de Sousa (SENAC/RO) ministrou palestra com o tema “Na dinâmica de ser educador”. Professora Vânia iniciou com a participação dos professores em dinâmicas para mostrar a importância do trabalho em equipe. Durante a palestra ela enfatizou temas como “Relacionamento Interpessoal” e “Valores e Motivações Pessoais”, entre outros.
Segundo Vânia, - “Cada dia é um aprendizado. Cada experiência, lições de vida, onde concluímos que por mais que sejamos experientes, sempre temos muito a aprender. Vânia acrescenta que “são nesses pontos que baseamos um tema de suma importância: Relacionamento Interpessoal”. “Relacionar-se não é algo fácil, pelo contrário, lidar com outra pessoa, aceitar outras opiniões, aceitar que muitas vezes estamos errados e o outro certo, pedir desculpas, passar “batido” pelo mau humor, enfim, seja na vida pessoal ou no trabalho, é uma tarefa difícil, porém, deve ser enfrentada da melhor forma possível”.
As atividades da Oficina Pedagógica tiveram continuidade nesta sexta-feira,13, durante todo o dia com palestras sobre “Metodologia de Avaliação” ministrada pela professora Valquíria Scheidt, assim como a participação da secretária acadêmica da FIMCA, professora Maria do Socorro que falou sobre o funcionamento da secretaria da Instituição, da supervisora pedagógica, professora Klenia Borges que discorreu sobre diários de classe e da coordenadora pedagógica, professora Mônica Freiberger que falou sobre planejamento e plano de Curso.
Segundo a professora Mônica Freiberger, uma das idealizadoras do projeto da Oficina Pedagógica, - “O intuito geral foi promover a atualização e o aperfeiçoamento no nosso processo ensino-aprendizado”. Mônica enfatizou ainda os objetivos específicos da Oficina: Motivar o corpo docente por meio de técnicas e dinâmicas em grupo, oportunizar aos docentes meio de desenvolverem na prática os conhecimentos construídos no processo educativo, implantar e padronizar ferramentas de trabalhos pedagógicos, conscientizar o corpo docente da importância da avaliação como Processo Educativo.