NOTA OFICIAL
Referente à tentativa de rebelião na Casa de Detenção José Mário Alves da Silva na manhã nesta segunda-feira, dia 09, a Secretaria de Estado de Administração Penitenciária de Rondônia – SEAPEN informa que:
Por volta das 06h40min da manhã desta segunda-feira (09) quando agentes penitenciários plantonistas faziam a entrega do café da manhã na Ala “B” do Pavilhão “F” da referida Unidade, detentos armados de chunchos (armas artesanais pontiagudas), insurgiram contra o grupo de agentes e, por consequência, fizeram reféns os servidores REINALDO CAMACHO DIAS e SILVA DE SÁ CARNIN.
Na ocasião, os rebelados atearam fogo em colchões colocando em risco a vida dos servidores que já se encontravam no interior de uma das celas. Por este motivo, os agentes penitenciários de plantão agiram com precisão e responsabilidade no sentido de resguardar a vida dos agentes e também evitar que o levante tomasse maiores proporções, o que poderia levar a ocorrência de mais mortes. A ação eficiente dos agentes, com cerca de cinco minutos de duração, foi imprescindível para normalizar a situação.
Ao serem resgatados, os agentes penitenciários apresentaram somente escoriações leves. Dos detentos feridos e encaminhados ao Pronto-Socorro João Paulo II, segue os nomes abaixo:
MARCOS ANTONIO ALHO DE SOUZA
FRANCISCO DA SILVA SANTOS
ALEANDRO DA SILVA RODRIGUES
AURICÉLIO DE SOUZA FRANÇA
JAÍLSON PENA DA SILVA
JOSÉ SILVA ALVES
ALEXANDRE BARRETO
OCIMAR DO NASCIMENTO GOES
Todos eles receberam atendimento médico e já se encontram de volta à Casa de Detenção.
Já o detento JOSÉ ANTONIO DA SILVA JÚNIOR foi a óbito no Pronto-Socorro em decorrência de ferimento à bala.
As apurações sobre esta que é a primeira tentativa de rebelião neste ano na Casa de Detenção José Mário Alves da Silva já estão sendo realizadas e serão divulgadas em breve.
Vale salientar, que o Estado tem agido rigidamente para manter a ordem e disciplina na Casa de Detenção da Capital a fim de resguardar a vida e os direitos da pessoa humana previstos na Legislação vigente.
*
VEJA TAMBÉM:
*
Início de motim no presídio Urso Branco deixa um morto e sete feridos
*
Confira os nomes dos feridos na rebelião do Urso Branco