Seduc realiza de 7 a 11 a segunda etapa do Encontro com Alfabetizadores

Seduc realiza de 7 a 11 a segunda etapa do Encontro com Alfabetizadores

Seduc realiza de 7 a 11 a segunda etapa do Encontro com Alfabetizadores

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

Da próxima segunda (7) a sexta-feira (11) o Núcleo de Educação de Jovens e Adultos da Secretaria de Estado da Educação (NEJA/SEDUC) realizará a segunda etapa do Encontro Estadual de Formação do Programa Brasil Alfabetizado. A primeira aconteceu de 23 a 27 de junho para 221 alfabetizadores, enquanto esta reunirá 242. O evento será aberto às 9 horas, no Rondon Palace Hotel, em Porto Velho, com a presença do secretário Edinaldo Lustoza; a coordenadora do NEJA, Marie Valadares; entre outros representantes da Seduc. De acordo com Marie Valadares, durante o Encontro são promovidas palestras e oficinas com metodologia aplicada à formação de alfabetizadores e coordenadores pedagógicos; oficinas de confecção de material didático que subsidie a alfabetização e o ensino matemático, bem como, sobre métodos e técnicas de alfabetização que possibilitem subsidiar a prática pedagógica e o uso da cartilha adotada pelo Programa Brasil Alfabetizado, além de orientar os participantes no acompanhamento pedagógico de alfabetizandos portadores de necessidades educativas e estimular a motivação ao trabalho com práticas culturais e também de prevenção à saúde. Marie Valadares explicou que os alfabetizadores são profissionais com ensino médio completo, graduados e provenientes de diversas áreas, como professores, educadores, populares e autônomos, que sensibilizados com o analfabetismo aderiram à campanha do Governo do Estado em parceria com o Governo Federal para a erradicação desse problema. A previsão é de que sejam alfabetizadas este ano no Estado cerca de 6 mil pessoas oriundas das populações indígena, carcerária, ribeirinha, agricultora, pescadora, autônoma, além de portadores de necessidades especiais, trabalhadores urbanos e rurais, que nunca tiveram acesso à leitura e à escrita. “Isso demonstra que a administração estadual, por meio da Seduc, não tem medido esforços para erradicar o analfabetismo em Rondônia”, revelou a coordenadora, explicando que depois do curso a Seduc fornecerá certificado e ainda incentivará e encaminhará os alfabetizados às escolas para darem continuidade à escolarização básica. “Nosso foco nesses encontros com os alfabetizadores têm sido a melhoria do conhecimento e da práxis pedagógica com métodos e técnicas de alfabetização, bem como, confecção de recursos didáticos”, concluiu Marie Valadares. Para o secretário Lustoza, o trabalho desenvolvido pelo Governo do Estado, por meio do NEJA/SEDUC, é importante por dar luz à imaginação de milhares de pessoas que nunca tiveram oportunidade de acessar uma sala de aula ou que por algum motivo tiveram que abandonar os estudos antes de aprenderem a ler.
Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Qual sua opinião sobre o bloqueio de emendas parlamentares?
Você acredita que a gestão Hildon Chaves realmente teve 90% de aprovação?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS