O acampamento Flor do Amazonas, localizado na Fazenda Urupá, no município de Candeis do Jamari (20 km de Porto Velho), foi alvo de ataque criminoso na madrugada desta sexta(29). De acordo com testemunhas, aproximadamente às 3h quatro carros com pessoas encapuzadas e fortemente armadas começaram a atirar e atear fogo nos barracos. Várias pessoas estão feridas, sem comida, sem roupa e sem remédios.
De acordo com um morador, duas viaturas da Polícia Militar e uma ambulância já estiveram no local colhendo informações e atendendo os feridos. Não há confirmação de mortos.
No acampamento vivem cerca de 100 famílias. No final do mês de maio, 22 famílias estavam sendo ameaçadas de serem retiradas dos lotes, através de reintegração de posse, autorizada pela Justiça estadual. A reintegração de posse foi suspensa através ação de Suspensão de Reintegração de Posse, impetrada pelo Instituto Nacional de Reforma Agrária (Incra), porque a área está em litígio na Justiça Federal em Brasília.
Alguns moradores acham que o ataque pode estar ligado a operação da Polícia Militar de Candeias do Jamari, que iniciou na manhã desta sexta , em que estão sendo recolhidos vários armamentos pesados há cerca de 20km distante do município.
Maiores informações a qualquer momento.
Notícias relacionadas;
PM confirma que reintegração de posse no Flor do Amazonas não acontece nesta quinta(24)
Acampados do Flor do Amazonas preparam “trincheiras” para resistir à despejo