O Estado de Rondônia será sede da entrega do prêmio de inovação tecnológica da Financiadora de Estudos e projetos (Finep) deste ano. As empresas interessadas em participar têm até o dia 16 de julho para se inscrever. O evento marcará os 10 anos de existência do prêmio, com mais de 3,1 mil inscrições e um total de 154 instituições premiadas, entre empresas e instituições de pesquisas do país. O lançamento ocorreu na primeira quinzena de maio, na Federação das Indústrias de Rondônia (Fiero).
O prêmio Finep acontece em duas etapas – a regional e a nacional. Na primeira, sairão três finalistas do total de inscritos nos Estados que integram a região Norte, em cada categoria, dos quais sairá o vencedor.
Empresas e instituições disputam o prêmio em sete categorias, que são: produto, processo, pequena empresa, média e grande empresa, instituição de ciência e tecnologia, inovação social e, na categoria especial, o inventor inovador.
Os julgamentos serão feitos na seguinte ordem: a regional, no dia 19 de novembro, enquanto a nacional, no dia 30 de novembro. Lançado em 1998, o prêmio, em 2007, traz como tema os 40 anos da Finep.
A iniciativa do concurso é promover a atividade inovadora das empresas em busca de modernas tecnologias que gerem resultados de impacto para a sociedade. Visa incentivar e sensibilizar o Estado quanto a novos investimentos no desenvolvimento de ciência, tecnologia e inovação. Diante disso, o empenho de Rondônia é para que o maior número possível de projetos participe da premiação em todas as categorias.
As empresas autoras dos projetos vencedores, de acordo com o regulamento, receberão, em função da primeira década, novo troféu, selo comemorativo e uma marca alusiva ao período. O prêmio identifica, divulga e distingue esforços inovadores e aplicados no país, por empresas ou instituições de ciência e tecnologia como forma de elevar seu potencial competitivo – por instituições públicas ou privadas sem fins lucrativos, na forma de encontrar soluções de impacto positivo na qualidade de vida dos brasileiros.