Torneio leiteiro de caprinos movimenta Expovel

Torneio leiteiro de caprinos movimenta Expovel

Torneio leiteiro de caprinos movimenta Expovel

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

Com o objetivo de incentivar a caprinocultura leiteira em Rondônia, especialmente em Porto Velho, onde existe um mercado potencial, tanto para o leite como para a carne de caprinos e ovinos, os técnicos da Secretaria de Estado da Agricultura, Produção e do Desenvolvimento Econômico e Social - Seapes e EMATER-RO promovem um torneio leiteiro de caprinos, durante a Expovel, a exemplo do que já existe com vacas leiteiras todos os anos. Segundo o zootecnista Jobel Beserra da EMATER-RO, a cabra possui um grande potencial produtivo leiteiro chegando a produzir até 9 litros de leite dia em criatórios especializados do centro sul do Brasil, embora a média seja de 2 a 3 litros, outra vantagem da criação de cabras é a possibilidade de se criar 6 a 8 animais no mesmo espaço onde se criaria apenas uma vaca, além do leite ter melhor preço, diz o zootecnista. O torneio leiteiro caprino que está sendo coordenado pelas médicas veterinárias Emanuela Panizi e Sandra Regia, deve motivar o surgimento de novos criadores de cabra em Porto Velho, onde a oferta do leite caprino é escassa, e sua aquisição ainda é difícil, quando recomendada por médicos e nutricionistas, para crianças com alergias ao leite de vaca. Pesquisas médicas recomendam o leite de cabra também a pessoas idosas, convalescentes e portadores de osteosporose, por causa de seu valor nutritivo e alto teor de cálcio e fósforo com baixo teor de gordura, diz Jobel. A caprinocultura é a criação ideal para mini e pequenos produtores da agricultura familiar, porque ocupa pouco espaço, são animais de fácil adaptação a alimentos e dela não se perde nada, aproveita-se o esterco para adubo, a pele para produção de calçados e bolsas finas, inclusive permitindo o curtimento artesanal, a carne apresenta baixo teor de colesterol e é apreciada na feitura de diversos pratos da culinária nacional e internacional. Os derivados do leite de cabra dão um capítulo a parte em qualquer apresentação do potencial dessa espécie, porque pode-se produzir uma vasta variedade de queijos finos, iogurtes e doces, além do que já existe uma procura pelo leite de cabra para fins cosméticos. A produção obtida com as matrizes participantes no primeiro torneio leiteiro de caprinos de Rondônia já é considerada muito boa, nas primeiras ordenhas a cabra Mimosa, do produtor Jose Lídio produziu 3 litros de leite dia, produção que faz vergonha a algumas vaquinhas por aí.
Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Na sua opinião, qual companhia aérea que atende Rondônia presta o pior serviço?
Você ainda lê jornal impresso?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS