Em atendimentos aos objetivos da TV Escola, que faz parte do Programa de Tecnologias Educacionais para capacitação a distância de professores dos ensinos fundamental e médio, promovendo o acesso a materiais e informações quanto ao uso das tecnologias, todas as escolas de Rondônia irão receber o Kit-DVD-Escolar, incluindo o aparelho, além da antena digital que irá substituir a analógica. Foi o que informou Cleusa Margarida Bonamigo, da Coordenação do programa na Secretaria de Estado da Educação (SEDUC). Os equipamentos, segundo ela, são fornecidos pelo MEC, enquanto a SEDUC, através do Núcleo das Tecnologias Educacionais da Gerência de Projetos Especiais (NTE/GPE/SEDUC), implementa as salas de vídeo e promove a capacitação dos professores.
O TV Escola trabalha com programas especiais, voltados aos ensinos infantil, todas as segundas-feiras, com duração de 30 minutos; fundamental, de segunda a sexta-feira, durante cerca de 2h; e médio, com duração de 1 horas, reprisados três vezes ao dia, focalizando sala de professores, às segundas e terças-feiras, ciências, às quartas, Fazendo a Escola, às quintas, e Acervo, às sextas-feiras, bem como, Salto para o Futuro (programa interativo), de segunda a sexta-feira, destinado ao aperfeiçoamento de profissionais da educação básica; e Escola Aberta, aos sábados, domingos e feriados, tendo como público alvo a comunidade, com exibição de vídeos sobre saúde, higiene e orientação sexual.
Ainda segundo Cleusa, cerca de 200 professores de vários municípios do Estado estão participando do curso a distância sobre “Mídias na Educação” promovido numa parceria da SEDUC, MEC, Universidade Federal de Rondônia (Unir) e a Universidade de Brasília (UnB).
Ainda na área das tecnologias, a GPE/SEDUC é responsável pelo Programa de Tecnologia da Informação (PTI), responsável pelo monitoramento e manutenção da internet nas escolas e na própria SEDUC e Representações de Ensino. Conforme o sub-gerente Roosevelt Ito, entre os destaques desse programa está o gerenciamento escolar, recentemente implantado com vistas à interligação das informações sobre os alunos, por meio da informatização das secretarias das escolas, além de controlar o patrimônio (materiais e equipamentos) da SEDUC.
Conforme a responsável pela GPE/SEDUC, Márcia Cassol, esses dois programas estão também na grade de prioridades do governador Ivo Cassol e do secretário Edibaldo Lustoza por facilitarem o acesso da comunidade escolar ao que há de mais moderno em termos de tecnologia.