O Governo do Estado de Rondônia, através da Secretaria de Administração Penitenciária (Seapen), inicia nesta segunda-feira (21), o Curso de Arbitragem de Futebol de Campo para cerca de 30 apenados da Penitenciária Estadual Ênio Pinheiro em Porto Velho. O Curso estará sendo ministrado pelos árbitros profissionais do quadro da Federação de Futebol do Estado de Rondônia, Almir Belarmino Caetano e Evanildo da Costa Stille.
A assessora de Reinserção Social da Seapen, Sirlene Bastos, responsável pela coordenação da atividade, declarou que o curso realizado em abril na Penitenciária Edvan Mariano Rosendo foi um sucesso. “Com os bons resultados obtidos na Penitenciária, estamos ampliando para outras Unidades Prisionais a aplicação deste curso que leva oportunidade para que o apenado exerça uma profissão quando este voltar ao convívio social”, destacou.
“Geralmente, em torneios de bairros ou associações o árbitro das partidas recebe uma quantia de 30 a 50 reais por jogo, uma renda extra que pode ajudar no orçamento familiar”, explica Sirlene ao dizer dos benefícios do Curso.
O secretário de Administração Penitenciária, Gilvan Ferro, destacou que a ação do Governo é usar o esporte como incentivo para que o preso seja reinserido na sociedade, dando-lhe condições para resgatar sua dignidade. “O governador Ivo Cassol usa o esporte como importante bandeira em seu governo, instrumento importante que traz significativos resultados nos trabalhos de ressocialização dentro do Sistema Prisional”, enfatizou.