Parceria entre COREN e Governo do Estado define programa de residência para enfermeiros
Em reunião nessa quarta-feira (18) na sede do Hospital de Base, membros do Conselho Regional de Enfermagem, representantes do Conselho Estadual de Saúde e o Diretor Geral do HB, definiram a implantação do programa de residência para profissionais graduados na área de enfermagem, através de convênio com a Universidade Federal de Rondônia - UNIR.
Instituída pela lei de nº 2.264/96 da Câmara Federal dos Deputados, a Residência em Enfermagem com modalidade de pós-graduação “latu sensu“, será estabelecida de acordo com o programa específico apresentado pela secretária estadual de saúde e a instituição de ensino superior escolhida para implantar o programa, contemplando os conteúdos de natureza assistencial, educativa, administrativa e de investigação cientifica, atendendo as necessidades da população e o perfil epidemiológico de cada região do estado.
A idéia da parceria é de estender o Programa de Residência de Médicos para a área de Enfermagem nas instituições de saúde do estado em diversas áreas de especialização, com o objetivo de melhorar e dar qualidade no atendimento para a população. Segundo Francisco Carlos, secretário geral do COREN/RO, ainda estão sendo definidos as especialidades e o número de vagas, más o projeto vai ser apresentado ainda este ano ao MEC para credenciamento, aprovação e reconhecimento e em seguida será aberto o processo seletivo.
Serão distribuídas bolsas de estudos sem nenhum custo para os funcionários do estado que atuam na área de enfermagem, além de alimentação e adicional correspondente à contribuição previdenciária. A Instituição credenciada pelo MEC emitirá título de especialista na modalidade de Residência em Enfermagem.
Durante a reunião, o diretor geral do Hospital de Base, Dr. Amado Rahhal, afirmou que de acordo com a necessidade existente, possivelmente o programa atenderá de início as áreas de Oncologia, UTI e Berçário. Segundo Dr. Amado, após a graduação, os profissionais de enfermagem, precisam de uma especialização para atuar com mais qualidade e eficiência dentro das instituições de saúde.
O Conselho Regional de Enfermagem de Rondônia (COREN) vai orientar e assessorar a Instituição durante a implantação do Programa de Residência e implantar uma comissão de fiscalização. Ao final foi agendada uma nova reunião para o dia 02 de maio com técnicos da Sesau, da UNIR e com o secretário estadual de saúde, para definir as especialidades e a data de envio da documentação para o MEC.