Com o objetivo de atender a necessidade de profissionais e acadêmicos das áreas de saúde e jurídica, será aberto nesta quarta-feira, dia 18 de abril, às 19h, no auditório da Instituição, o I Seminário de Saúde Pública da Faculdade São Lucas. A iniciativa, que envolve as Coordenações de Fisioterapia, Direito, Fonoaudiologia e de Pós-Graduação (Especialização em Saúde Pública), visa proporcionar aos participantes conhecimentos sobre a importância da questão da saúde pública, desde seus aspectos legais até a preocupação regional com o meio ambiente no estado.
Com a realização do Seminário de Saúde Pública, a Faculdade São Lucas pretende envolver toda a sociedade na articulação e mobilização no desenvolvimento de políticas públicas que assegurem o compromisso e o envolvimento de cada cidadão na promoção da saúde, objetivando contribuir para a melhoria da qualidade de vida.
A palestra de abertura do seminário será ministrada pela fisioterapeuta Simone Oliveira, que vai abordar o tema “Saúde pública em Rondônia”. Em seguida vão ser abordados os temas “Obesidade mórbida”, em palestra do fisioterapeuta Charles dos Santos Silva, “Direito à Previdência e a Assistência Social”, pelo advogado Pedro Augusto Rodrigues Costa, e “Direito à Saúde Pública: Omitir é crime”, com abordagem do advogado Honório Moraes Rocha Neto.
O seminário terá continuidade na quinta-feira, dia 19, a partir das 19h, com enfoque sobre os temas “Saúde auditiva ocupacional”, pela fonoaudióloga
Tatiana de Andrade Lopes, “Meio ambiente e saúde – preocupação do século XXI”, com a advogada Andréia Alves de Almeida, “Saúde vocal”, através de palestra da fonoaudióloga Elisangela Giroto Carelli Hermes, “Tuberculose no século XXI”, pelo fisioterapeuta Juliano Colombo Mendes, e “Sistema Único de Saúde Pública no Brasil”, ministrado pelo médico Fernando A´costa.