Moradores, funcionários e comerciantes do bairro Pedrinhas, zona central da capital estão inconformados com a forma de tratamento em relação ao lixo que certos funcionários da Esplanada das Secretarias estão jogando na avenida Presidente Dutra. Segundo comerciantes a lixeira contêiner foi retirada em função do grande acúmulo de lixo que vinha de todas as partes da cidade.
Em contato com o diretor da Assessoria de Comunicação do Estado nesta segunda-feira (14), o mesmo informou que não tinha conhecimento do referido lixo que está sendo jogado na rua, mas que a responsabilidade é da Prefeitura de Porto Velho. O diretor ainda citou que seria bom se a empresa responsável (Marquise) mudasse o horário de coleta, pois, o expediente na Esplanada das Secretarias é até 13h30.
Entretanto, o secretário da Semusb (Secretaria Municipal de Serviços Básicos), Jair Ramires, afirmou à reportagem que retirou a lixeira contêiner do lugar porque a poluição ambiental estava transtornando todos que ali trabalham e moram, pois até ossada de animais eram jogadas no contêiner, principalmente porque é uma área central e a Secretaria responsável por educação e saúde deveria ter um plano, programa ou projeto de educação ambiental para os funcionários do complexo.
Quanto a mudança do horário da coleta, o secretário disse que pode acontecer uma mudança, sem problema nenhum, desde que seja para melhorar a questão ambiental.
De acordo com informações da Semusb, em breve será envida uma intimação para os responsáveis de cada Secretaria para que estes comparecam a uma reunião que terá como pauta a questão do depósito de lixo para a Esplanada das Secretarias, porém ainda sem data e horário.
*
VEJA TAMBÉM:
*
Semob constata manilhas entupidas de esgoto na frente da Esplanada das Secretarias
*
Bueiro entupido e lixo acumulado causam transtorno na frente da Esplanada das Secretarias