Amazonas - Robô desenvolvido por estudantes em Manaus participa do Campeonato Mundial nos EUA

Amazonas - Robô desenvolvido por estudantes em Manaus participa do Campeonato Mundial nos EUA

Amazonas - Robô desenvolvido por estudantes em Manaus participa do Campeonato Mundial nos EUA

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

Depois de conquistar o Campeonato Nacional de Robótica, o robô Wino, invenção de um grupo de alunos da Universidade do Estado do Amazonas (UEA), quer conquistar o mundo. Com patrocínio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (Fapeam), da UEA, da Fundação Muraki e de outras instituições de ensino local, a equipe Proficlan, que desenvolveu o robô, embarca na próxima quarta-feira (11) para os Estados Unidos, onde participa do Campeonato Mundial de Robótica. O evento será realizado na Faculdade do Trinity (Trinity College), em Hartford, no estado de Connecticut, e contará com a participação de estudantes do mundo inteiro. A equipe amazonense vai representar o Brasil na competição e, por ter sido campeã nacional, não precisará passar pela fase classificatória, estando automaticamente na fase final do campeonato. O grupo é formado pelos alunos dos cursos de Engenharia da Computação, Walter Nakano, 22, Andrei Souza, 23, Moisés Bastos, 24, e de Engenharia Mecatrônica, Gustavo Myrria, 21 e Carlos Alexandre Souza. A nova versão do Wino, que será apresentada em Hartford, é bem mais avançada que a primeira, vencedora do concurso nacional, realizado ano passado, durante a sexta edição do Encontro Nacional de Estudantes de Engenharia de Controle e Automação (6º Eneca), promovido pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC/PR). Enquanto o primeiro era uma espécie de navegador de labirinto – entrava e saia de um ambiente em forma de labirinto, vencendo obstáculos, como estourar balões que encontrava pelo caminho e no final acertar uma cesta com uma bola de ping pong, o Wino Fire foi projetado para apagar fogo. O novo modelo vai entrar num ambiente fechado e apagar a chama de uma vela. É um protótipo de um robô bombeiro, conforme observa o estudante Andrei Souza.
Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Na sua opinião, qual companhia aérea que atende Rondônia presta o pior serviço?
Você ainda lê jornal impresso?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS