O senador Expedito Júnior (PR-RO) anunciou a apresentação de proposta de emenda à Constituição (PEC) que cria um fundo emergencial de segurança pública para estados que fazem fronteira com países latino-americanos. "Esses recursos extraordinários seriam para cooperação em ações de vigilância e segurança nas fronteiras", explicou.
O principal objetivo desse fundo é garantir aos governadores dos Estados brasileiros que fazem fronteira com países da América do Sul recursos extraordinários para que possam cooperar com o Poder Executivo Federal nas ações de vigilância, policiamento e segurança da fronteira. Só em Rondônia, há 3 mil km de fronteiras que precisam de atenção especial. Expedito Júnior pediu urgência na tramitação da proposta "por ser matéria de grande interesse, na área de segurança pública e colabora para o combate à violência".
Expedito Júnior destacou matéria de hoje (22) do jornal Tribuna da Imprensa (RJ), onde traz opinião do governador Sérgio Cabral. "A fronteira é rota de traficantes", disse o político carioca. O senador fez um apelo para que todos os senadores apóiem a proposta.
Como o senador Antonio Carlos Magalhães (PFL-BA) apresentou proposta semelhante, Expedito solicitou a tramitação conjunta das matérias.
VEJA TAMBÉM:
ESPECIAL – Máfia do roubo de carros age em Rondônia com conivência de autoridades bolivianas
Mega operação policial prende dupla com dois quilos de cocaína e busca de apreensão foi realizada também em casa de ex-prefeito