O Ministro das Minas e Energia, Edison Lobão declarou quarta-feira (19) que a Usina de Jirau, no rio Madeira deverá ter uma capacidade instalada de 3.300 MW, com capacidade média assegurada de 1.966 MW , proporção que chega a 60 % da capacidade total instalada.
Numa comparação, as estimativas para a usina de Santo Antônio , o primeiro dos dois projetos a serem leiloados, eram em torno de 70 %.
Como Jirau tem uma previsão de 60%, analistas de bancos de investimentos avaliam que o número é mais realista, já que a média nacional é de 55 % e que isto deverá provocar um acirramento na competição durante o leilão do segundo projeto, já que o valor da energia proveniente de Jirau deverá ser maior que o de Santo Antônio, que atingiu R$ 79,00 por MWh.
Apesar de inúmeros fatores ainda dificultarem uma análise mais acurada, especialistas começam a falar numa elevação de tarifas em torno de aproximadamente R$ 20,00 por MWh , o que elevaria o preço do leilão de Jirau para aproximadamente cem reais o MWh.