A chegada da operação Arco de Fogo em Machadinho do Oeste, município a cerca de 350 km da capital, na divisa com o Mato Grosso, trouxe apreensão para com o futuro da cidade. Nesta terça feira (4), a cidade praticamente parou. Na frente da Madema Industrial de Madeiras Ltda, empresa de propriedade do deputado e presidente da Assembléia Legislativa, Neodi Carlos de Oliveira, se concentrou a operação federal. Dezenas de curiosos ficaram a observar, como não acreditando no que estavam vendo.
O deputado, líder político da região, dizia na rádio local que se quisessem fiscalizar, que fossem na empresa dele e deixassem os pequenos agricultores em paz. Na manhã desta terça-feira, seu pedido se concretizou. Dezenas de agentes federais estiveram na madeireira e recolheram diversos documentos. A empresa permaneceu fechada durante todo o dia.
Na cidade, segundo informações, trabalham cerca de 100 caminhões toreiros na extração de madeira da floresta. Todos os profissionais do setor encontram com seus veículos parados nas residências e pátios de postos de combustível. As serrarias também estão paradas, com a dispensa de cerca de 1000 funcionários.
Como forma de protesto, políticos da região e do município preparam para sexta-feira (7) uma manifestação contra a operação Arco de Fogo. O comércio não abrirá as portas no dia. A liberação dos estudantes da rede municipal também está na pauta. Políticos da bancada estadual e federal do estado são aguardados na cidade.
OUTRO LADO
A reportagem do
Rondoniaovivo tentou ouvir o deputado Neodi Carlos, proprietário da madeireira alvo da operação. Apesar de diversos contatos com a assessoria do parlamentar e empresário, o mesmo recusou falar com os repórteres do jornal eletrônico para dar sua versão dos fatos. Não descarta-se a hipótese que o deputado só fala com jornalistas de veículos de comunicação que estão na sua folha de pagamento, através da publicidade oficial da Assembléia Legislativa de Rondônia.
*
VEJA TAMBÉM
*
ARCO DE FOGO - Policiais federais fiscalizam a madeireira do deputado Neodi Carlos
*
ARCO DE FOGO - Comboio da força tarefa chega a Machadinho do Oeste