Tratamento Fora de Domicílio atendeu 606 pacientes nos dois primeiros meses do ano

Tratamento Fora de Domicílio atendeu 606 pacientes nos dois primeiros meses do ano

Tratamento Fora de Domicílio atendeu 606 pacientes nos dois primeiros meses do ano

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

*O serviço de Tratamento Fora de Domicílio (TFD) atendeu nos meses de janeiro e fevereiro, 606 pessoas. O TFD é um programa do governo de Rondônia destinado aos pacientes que necessitam de tratamento especializado, não disponível no município e no Estado. As pessoas atendidas recebem passagens, aéreas ou terrestres, de ida e volta e com direito a acompanhante. O TFD segue diretrizes de atendimento regulamentadas pelo Ministério da Saúde (MS). *“Em 2006 o TFD realizou 3027 encaminhamentos. Somente nos dois primeiros dias do mês de março o serviço atendeu 36 pacientes. O setor recebe os laudos médicos, analisa os pedidos para tratamento de alta complexidade através de uma junta médica e transmite via on-line à Central Nacional de Regulação, órgão do Ministério da Saúde, responsável pela marcação do atendimento em centros de outros Estados”, explicou Milton Moreira, secretário de Estado da Saúde. *Para conseguir o benefício do TFD o paciente deve ser consultado, primeiramente, por um médico do Sistema Único de Saúde (SUS). Identificada a necessidade de tratamento fora do Estado, o profissional irá emitir um laudo específico e uma declaração informando que no município e no Estado, não existe centro de saúde conveniado ao SUS que faça o tratamento. A envio de laudos e declarações preenchidas de forma incorreta, impossibilita legalmente o atendimento via TFD. *Avaliação de uma junta médica - Após os procedimentos iniciais, o paciente encaminha os documentos para a gerência de TFD. As pessoas do interior do Estado podem entregar a documentação nas regionais de saúde. Os de Porto Velho na gerência de TFD, localizada no prédio da Sesau, na Esplanada das Secretarias. Os pedidos passam por avaliação de uma junta médica formada por especialistas. Se aprovado, o setor cadastra o paciente na Central Nacional de Regulação. A partir deste ponto, a responsabilidade é do Ministério da Saúde, que indica o local e quando será realizado o atendimento. *As principais enfermidades atendidas pelo TFD são: oncologia, traumatologia, ortopedia, cardiologia e neurologia. Os pacientes são enviados para centros médicos dos estados de São Paulo, Rio de Janeiro, Mato Grosso, Paraná e Rio Grande do Sul. Em casos mais graves o deslocamento é aéreo e em situações de menor risco, terrestre. Os pacientes só saem de Rondônia com consultas e procedimentos médicos já agendados. *VEJA TAMBÉM: * Após denúncias prefeitura faz reparos no posto Renato Medeiros * Policlínica Osvaldo Cruz muda sistema de marcação de consultas
Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Na sua opinião, qual companhia aérea que atende Rondônia presta o pior serviço?
Você ainda lê jornal impresso?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS