Parceria da Emater com Idaron leva banana melhorada ao município de São Francisco
*A parceria firmada entra a Associação de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado de Rondônia (Emater) e a Agência de Defesa Sanitária de Rondônia (Idaron) está resultando em uma nova alternativa econômica para Francisco do Guaporé. A experiência com mudas de bananas melhoradas, realizadas na região, demonstrou que a cultura, além de viável, gera renda para o produtor rural.
*As mudas foram adquiridas através da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) / Mandioca e Fruticultura, do município de Cruz das Almas, na Bahia. “O município de São Francisco do Guaporé não é auto-sustentável na produção de fruticultura e, na agricultura, temos que inovar as culturas a serem plantadas nas propriedades rurais”, diz o gerente da Emater local, Edney Correia Ferreira. Esse intercâmbio entre os três organismos está contribuindo para que o produtor possa estar sempre em contato com as inovações e novidades da atividade agrícola.
*A área demonstrativa escolhida para a experiência está localizada no projeto de assentamento Cautarinho, na Linha 07, em São Francisco do Guaporé. As variedades disponíveis são Thap-Maeo e Pelo-Pita. Ambas são resistentes às doenças que mais atingem os bananais do Estado de Rondônia: a Sigatoka Negra e a Sigatoka Amarela e o experimento já apresenta resultados favoráveis. “Com seis meses de idade as mudas já estão com 1,70cm de altura, boas condições fitossanitárias e sem nenhum vestígio de doenças”, explica Edney.
*A Emater e a Idaron vão fazer a perpetuação das mudas a serem distribuídas no município para os produtores que tiverem interesse em plantar as mudas em suas propriedades.