Mais de 356.166 pessoas foram atendidas na policlínica municipal Hamilton Godin, em 2007. O diretor da policlínica, enfermeiro Raimundo Lamarão, disse que a maioria dos pacientes reside em populosos bairros da zona leste de Porto Velho. “A maior parte destes atendimentos ou procedimentos foram consultas de emergência com médicos e enfermeiros plantonistas, atendimentos de ambulatório, administração de medicações, retirada de corpos estranhos, extração de unhas, curativos, suturas, nebulizações, ultra-sonografias, pesquisa de plasmodium (ou exames para identificar malárias vivax e falsiparum e mista), atendimentos emergenciais às gestantes, sondagens nosogástricas e lavagens gástricas, terapias de hidratação oral, testes do pezinho, atendimentos de pré-natal, coleta de preventivos de câncer, visitas domiciliares, palestras sobre Educação e Saúde e procedimentos laboratoriais”, disse.
REFORMA E AMPLIAÇÃO
Lamarão disse que as obras de reforma ou reconstrução do antigo prédio da Hamilton Godin estão em fase de conclusão. “O prefeito Roberto Sobrinho mandou reformar e ampliar todas as instalações, que estavam bastante deterioradas: instalações elétricas e hidráulicas danificadas, sanitários entupidos, tubulações de esgotos estouradas, infiltrações nas enfermarias e repouso dos médicos, etc. Com as novas instalações mobiliadas e equipadas, teremos condições de melhorar ainda mais os atendimentos aos moradores da zona leste, aos que residem em outros bairros de Porto Velho e aos que se deslocam de municípios do interior em busca de atendimento especializado na nossa policlínica. A nossa expectativa é a de que a reinauguração aconteça ainda no primeiro semestre deste ano, quando a policlínica voltará a funcionar no antigo endereço, na Rua José Amador dos Reis, no bairro Tancredo Neves.” disse Lamarão.
Fontes da Secretaria Municipal de Obras-Semob informaram que o preço da reforma, ampliação e compra de novos equipamentos poderá ultrapassar R$ 1,7 milhão, haja vista que também foi construído um Centro Odontológico. Desde dezembro de 2007 a policlínica Hamilton Godin está funcionando numa casa alugada no conjunto Samaúma, Rua Salvador Dali, número 7288.