A água que vazou da Pequena Central Hidrelétrica(PCH) de Apertadinho, em Vilhena, a 510 km de Porto Velho (RO), foi contida durante a noite desta quarta-feira(09) por um dique da hidrelétrica Eletrogóes, distante 70km da cidade de Pimenta Bueno ( primeira cidade que seria atingida pelo rompimento da barragem).
A barragem que conteve a água por volta das 22h de ontem, tem oito metros de altura. Segundo informações dos bombeiros, o dique deve conter temporariamente o vazamento. A PCH da Eletrogóes Pimenta Bueno ainda não estava em funcionamento e está em fase de construção.
O comandante da operação é o tenente Nivaldo de Azevedo Ferreira do 2º Grupamento de Bombeiros Militar de Ji-Paraná.
Não foi possível fazer contato com o tenente, pois o mesmo está na PCH da Eletrogóes para fazer uma avaliação geral da situação do dique.
As prefeituras de Pimenta Bueno e Cacoal retiraram, nesta quarta, moradores de comunidades ribeirinhas as quais correm risco de inundação. As famílias estão sendo levadas para ginásios e escolas da região.
Segundo informou o Corpo de Bombeiros de Pimenta Bueno, centenas de famílias, localizadas na área periférica da cidade aguardam a resposta dos bombeiros, para saber se podem ou não voltar para casa.
A hidrelétrica, cujo lago tem capacidade total para 114 milhões de litros de água, se rompeu por volta das 14h desta quarta-feira(09) e colocou em risco a população dos municípios de Pimenta Bueno e Cacoal, cortados pelo rio Barão de Melgaço.
Ainda não foi descoberto o que teria causado o rompimento da barragem.
*
VEJA TAMBÉM
*
Estouro de barragem de represa coloca ribeirinhos em alerta no interior
*
Sedam comemora resultados da operação nas cachoeiras