Curso de como cuidar dos idosos em Ji-Paraná precisa de apoio da prefeitura para ser implantado

Curso de como cuidar dos idosos em Ji-Paraná precisa de apoio da prefeitura para ser implantado

Curso de como cuidar dos idosos em Ji-Paraná precisa de apoio da prefeitura para ser implantado

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

*O município de Ji-Paraná poderá sediar no próximo mês de março um curso denominado ‘Cuidar do Idoso’, destinado para profissionais da área de saúde e pessoas que convivem com pessoas da terceira idade. *Segundo o enfermeiro especializado em geriatria e nefrologia Pedro Augusto do Carmo, articulador do curso, esta capacitação tem por objetivo capacitar enfermeiros, técnicos em enfermagem, psicólogos, assistentes sociais e familiares dos idosos. *Pedro Augusto afirma que a cidade de Ji-Paraná tem um número razoavelmente grande de pessoas idosas e que: “Os profissionais/família não sabem como atuar diante delas [idosos], o material foi preparado teoricamente para pessoas que lidam com esta parcela da comunidade. Além disso, os que trabalham nessa vertente social não estão preparadas, qualificadas para lidar com as questões do idoso”, argumentou o geriatra. *Segundo Pedro Augusto terá uma dinâmica diferenciada, trabalhando o “Eu envelheço”, pois cada pessoa já está vivendo o processo de envelhecimento. “A didática vai ser nesse sentido, viver esse procedimento de uma forma diferente, aceitando assim as suas limitações”, destacou. *“Não será trabalhado somente o processo de envelhecimento, mas também algumas doenças próprias do idoso. É preciso aprender a receber os idosos, pois sua abordagem é diferenciada, não devendo trata-lo como uma criança, o ‘velho’ tem uma autonomia e uma identidade”, disse Pedro Augusto enfatizando que o idoso tem uma enorme capacidade de tomar decisões sobre sua vida, afinidade. *O curso *Esse projeto já foi executado no rio de Janeiro em parceria com a Universidade Federal Fluminense de Niterói. Vendo a necessidade desta qualificação Pedro Augusto adaptou o projeto de forma em que possa atender as necessidades da comunidade ji-paranaense. *Apoio *O Projeto será encaminhado essa semana para os órgãos competentes do município e se for aprovado pelo poder público municipal os profissionais serão preparados para atuarem na prevenção de agravos, no tratamento e na reabilitação de doenças cardio-pulmonares, além da mudança de comportamento do público atendido diante das situações de risco, visando a melhoria da qualidade de vida dos mesmos.
Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Na sua opinião, qual companhia aérea que atende Rondônia presta o pior serviço?
Você ainda lê jornal impresso?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS