Judiciário de Rondônia é pioneiro no combate ao nepotismo

Judiciário de Rondônia é pioneiro no combate ao nepotismo

Judiciário de Rondônia é pioneiro no combate ao nepotismo

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

O fim do nepotismo nos Poderes do Estado de Rondônia, aprovado neste final de ano pela Assembléia Legislativa Estadual não é novidade para o Poder Judiciário Estadual. Este Poder foi pioneiro no combate ao nepotismo com a edição dos atos número 11/2006 e 12/2006, pela administração do Tribunal de Justiça, em janeiro deste ano de 2006, em atenção às disposições das Resoluções número 07 e 18, do Conselho Nacional da Justiça (CNJ). *Na ocasião, vinte e cinco servidores investidos em cargo de direção ou assessoramento, dentre Diretores, Assessores de Juiz, Conciliadores, Consultor Jurídico, Oficial de Gabinete, Coordenadores, Chefes de Gabinete, Assistentes Técnicos e Revisores, que não pertenciam ao Quadro Efetivo de Servidores do TJRO e mantinham parentesco em linha reta, colateral ou por afinidade, foram exonerados ou pediram exoneração dos respectivos cargos. *Através do Ato n. 11/2006, o Tribunal de Justiça determinou às empresas que mantenham contratos de qualquer natureza com o Poder Judiciário do Estado de Rondônia, e que tenham entre seus empregados cônjuges, companheiros ou parentes em linha reta, colateral ou por afinidade, até terceiro grau, inclusive de ocupantes de cargos de direção e de assessoramento, de membros ou juízes vinculados a este Poder, declarem por escrito essa condição, declinando os respectivos nomes e vínculo. E, nos processos licitatórios e de contratação em geral, seja observada a restrição imposta na Resolução n. 07 do Conselho Nacional de Justiça e suas alterações. *Por meio do Ato n. 12/2006, determinou que todos os servidores do Poder Judiciário que exercem cargo em comissão ou de função gratificada, e que se enquadrem nas proibições da Resolução n. 7 do CNJ, declarem por escrito essa condição, declinando o nome do magistrado ou do servidor investido no cargo de direção e assessoramento a que é vinculado por grau de parentesco em linha reta, colateral ou por afinidade até terceiro grau, inclusive. E em futuras nomeações, seja observado ao disposto no artigo 4º da referida Resolução. *VEJA TAMBÉM: * Polícia Militar prende estuprador em flagrante em Jaru * Ministério tenta acelerar redução da burocracia no registro de empresas
Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Na sua opinião, qual companhia aérea que atende Rondônia presta o pior serviço?
Você ainda lê jornal impresso?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS