Eleições fecham fronteira boliviana neste domingo

Eleições fecham fronteira boliviana neste domingo

Eleições fecham fronteira boliviana neste domingo

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

*As eleições diretas para a escolha de presidente, vice-presidente, deputados, senadores faz com a Bolívia decida fechar suas fronteiras neste domingo. Os bolivianos irão às urnas também para escolher, pela primeira vez, prefeitos e governadores dos departamentos. O fechamento da fronteira em Epitaciolândia e do comércio em Cobija, por determinação judicial, pode frustrar o desejo dos acreanos de garantir as compras de presentes a uma semana do Natal. *As pousadas e hotéis do município de Brasiléia aguardam uma retração no índice de ocupação de leitos. O gerente da Pousada Las Palmeiras, Edival Camilo, diz que é provável que o número de hospedagem caia quase à metade no fim de semana. Dos 34 leitos existentes, 80% são ocupados por pessoas que vão à cidade de Cobija (BO) fazer compras. Neste período é comum aumentar o fluxo de turistas à Zona de Livre Comércio de Epitaciolândia. *A delegada da Receita Federal no Acre, Rosane Esteves, disse que o fechamento da fronteira não irá sobrecarregar o posto de fiscalização durante o dia de hoje. Há duas semanas, a DRF aumentou o quantitativo de servidores para reforçar o atendimento até o dia 25. Neste período, o número de acreanos que fazem compras em Cobija aumenta em 300. Cerca de 20 mil estão sendo esperados na última semana antes do Natal. Mesmo com a fronteira fechada, a delegada garante que o posto da DRF estará aberto amanhã, de 8h às 18h. O fechamento da fronteira será efetuado a partir de meia-noite de hoje até às 18h deste domingo. *Processo eleitoral na Bolívia poderá ser tumultuado *As eleições presidenciais e parlamentares da Bolívia ocorrem antes do prazo previsto. Oito candidatos disputam a eleição para presidente. O mais cotado deles, segundo as pesquisas, é Evo Morales, do esquerdista Movimento ao Socialismo. Morales é deputado e indígena com forte apreciação popular. Seu mais forte concorrente é Jorge Quiroga, de partido de direita. Se vencer, segundo os especialistas, poderá suscitar novos protestos da população como o que resultou, em 2003, na renúncia do presidente Gonzalo Losada, e de seu sucessor Carlos Mesa em junho deste ano. *Foi por este motivo que as eleições presidenciais e parlamentares da Bolívia foram convocadas antes do prazo previsto. Desde o início do segundo semestre de 2005, o país está sendo governado pelo ex-presidente da Corte Suprema Eduardo Rodríguez. Na Bolívia, como no Brasil, durante o período eleitoral é proibida a venda de bebidas alcoólicas. Três candidatos disputam o governo do Departamento de Pando, na fronteira com o Estado do Acre.
Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Na sua opinião, qual companhia aérea que atende Rondônia presta o pior serviço?
Você ainda lê jornal impresso?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS