Sob a supervisão da coordenadora nacional do Levantamento da Situação Escolar (LSE), professora Olga Bento, o Ministério da Educação (MEC), realizou nesta quinta e sexta-feiras, em Porto Velho, a capacitação de técnicos da Secretaria de Estado da Educação (Seduc) e Secretaria Municipais, visando identificar as condições das unidades de ensino no Estado.
A solenidade de abertura aconteceu no prédio Programa de Educação Profissional (Proep/Seduc), tendo à frente a subgerente do programa Fundescola em Rondônia, professora Juscely Martins das Neves, que esteve representando o secretário de Educação, professor Edinaldo Lustoza. Na sexta-feira aconteceu a aula prática, em que os participantes terão uma noção geral da realidade da escola, onde será feita a análise por meio da metodologia do LSE.
Num segundo momento, o trabalho visa identificar as condições físicas dos prédios escolares, disponibilidade de mobiliário, equipamentos e materiais didáticos existentes, bem como serão analisadas as condições das escolas que atendam aos padrões mínimos de funcionamento.
Depois de realizado o levantamento, os técnicos vão ajudar na elaboração das prioridades, com atenção voltada para o mobiliário, parte física dos prédios e equipamentos. Segundo explicou a técnica do MEC, Olga Bento, “é preciso saber o que cada município precisa, para, numa segunda etapa, que seja devidamente atendido em suas necessidades”.
Em Rondônia, de acordo com subgerente do Fundescola, professora Juscely Martins das Neves, serão contemplados 27 municípios, que apresentaram baixo índice menores que 3,8 % de rendimento na educação, conforme mostram dados do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb).
*
VEJA TAMBÉM
*
Excelência abre turma de exercícios para concurso da Polícia Rodoviária Federal
*
Carreta de dois eixos esmaga criança no interior do Estado