Indígenas Miquelenos realizam assembléia sob ameaças de fazendeiros

Indígenas Miquelenos realizam assembléia sob ameaças de fazendeiros

Indígenas Miquelenos realizam assembléia sob ameaças de fazendeiros

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

A 5ª assembléia anual do povo indígena Miqueleno, realizada nos dias 29, 30 de Novembro e 01 de Dezembro em Porto Murtinho, no município de São Francisco de Guaporé (Rondônia, Brasil), somente pode iniciar sob proteção policial requerida pelo Ministério Público, depois que um numeroso grupo de fazendeiros e colonos, impediram o início da reunião. O motivo do protesto era o trabalho da comissão interinstitucional, criada pelo Ministério Público Federal, com objetivo de delimitar o território tradicional deste povo indígena. * Os Miquelenos têm aproximadamente 170 sobreviventes, disseminados em diversas localidades do estado de Rondônia. Eles realizaram seu encontro anual depois de terem conseguido reconhecimento oficial de sua identidade indígena, e pedem a devolução de seu território tradicional, e atendimento próprio para educação e saúde. *Eles pretendem voltar à localidade do Limoeiro, de onde foram expulsos pelo IBAMA em 1986 para criar a Reserva Biológica do Guaporé, enquanto o restante de seu território foi loteado para colonos, vendido ou grilado por fazendeiros. *A perspectiva do reconhecimento oficial do território tradicional Miqueleno, provocou a revolta entre os atuais ocupantes que temem perder as terras em litígio. Enquanto se realizam reuniões para resolver o conflito, muitos indígenas se sentem amedrontados pelos vizinhos. Em situação parecida se encontram também os indígenas Puroborás, de Seringueiras, que até pouco eram ignorados pela FUNAI, e chegaram a ser expulsos da Àrea Indígena Uru-Eu-Au-Au. Enquanto o seu teritòrio tradicional, na bacia do Rio Mané Corréia, tinha sido demarcado pelo próprio Marechal Rondon, e reconhecido pelo extinto SPI.
Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Na sua opinião, qual companhia aérea que atende Rondônia presta o pior serviço?
Você ainda lê jornal impresso?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS