CASO BERON - TCU vota nesta quarta-feira relatório que isenta o senador Raupp de endividamento do banco
O Tribunal de Contas da União (TCU) vota a partir das 14 horas desta quarta-feira (05/11), o relatório do ministro Raimundo Carrero que responsabilizou o Banco Central pelo endividamento do extinto Banco do Estado de Rondônia(BERON) e isenta o senador Valdir Raupp(PMDB-RO) de qualquer responsabilidade. Um pedido de vistas feito pelo ministro substituto, Augusto Sherman impediu que o relatório tivesse sido votado, na última quarta-feira.
Para o senador Raupp, a votação do relatório no dia de hoje significa uma luta que empreende desde quando tomou posse no Senado Federal por discordar do desembolso feito mensalmente por parte do estado de cerca de R$ 10 milhões para os cofres da União.
O líder do PMDB Senado reiterou que a população rondoniense e os anais da Casa são testemunhas de sua luta junto às autoridades governamentais na área financeira e ao próprio TCU para que fosse realizada a auditoria. “Recentemente, estive com o ministro-relator Carrero, apelando para que concluísse o seu relatório antes do final do ano”, disse o senador esclarecendo que a votação desse relatório hoje significa que Carrero atendeu a sua solicitação e da própria população rondoniense que não suporta mais pagar uma dívida constituída sem critérios definidos.
O senador que esteve participando de eventos políticos em vários municípios do estado, no final de semana, disse que sentiu a satisfação das pessoas com a decisão do TCU em responsabilizar o Banco Central e isentá-lo das irregularidades no BERON. “A satisfação das pessoas também decorre da expectativa do estado deixar de pagar uma dívida tão expressiva”, frisou Raupp ao destacar que tão logo a votação seja concluída pelos ministros do Tribunal de Contas pedirá a revisão das dívidas junto à Comissão de Assuntos Econômicos(CAE) do Senado Federal que discute à renegociação das dívidas do banco.