Buscar parceiros para aporte de recursos que financiem projetos sociais e empreendedores que contribuam na construção de economias solidárias e no desenvolvimento local sustentável. Essa tem sido a filosofia do Sistema Sebrae, de acordo com Newman Costa, coordenadora da Carteira de Projetos do Sebrae Nacional.
Ela presenciou na última sexta-feira, 30 de novembro, no auditório do Centro de Educação Tecnológica e de Negócios de Rondônia, em Porto Velho, um dos exemplos dessa prática empreendedora R11; a assinatura de convênios de parceria e cooperação técnica, educacional e financeira de apoio a projetos de Artesanato, Jovem Empreendedor Rural e Tecido da Floresta, em desenvolvimento no Estado de Rondônia.
Os convênios foram firmados entre o Sebrae em Rondônia e o Instituto para Promoção Humana e Desenvolvimento Social (Cooperforte), vinculado à Cooperativa de Economia e Crédito Mútuo dos Funcionários de Instituições Financeiras Públicas Federais Ltda. (Cooperforte), num total de R$ 526.964,30.
R20;Ações como essa representam o esforço de todos para que os grupos sociais e produtivos permaneçam em seus locais sem depender de nada de foraR21;, afirma Newman Costa, citando como exemplo o Jovem Empreendedor Rural R11; R20;capacitação em apicultura, agricultura familiar, garantindo o desenvolvimento sustentável, fixo em sua localidadeR21;.
O projeto de artesanato (cooperação), em Rondônia, desenvolve-se nos municípios de Guajará-Mirim, Porto Velho e Ariquemes; o de jovens empreendedores rurais, na Escola Agrotécnica Federal de Colorado do Oeste (investimento no futuro), enquanto que o de tecido da floresta (extrativismo), na região de Machadinho do Oeste e Vale do Anari.
Hércules Antônio Xavier, diretor do Instituto Cooperforte, diz que o foco da instituição é na responsabilidade social, na qualificação profissional de jovens e adultos, capacitando-os para atuação para a criação de pequenos negócios formais e informais. R20;Os convênios se caracterizam pelo alinhamento com o programa Desenvolvimento Regional Sustentável, que visa construir a sustentabilidade mudando a realidade localR21;, informou o superintendente regional do BB em Rondônia, Fernando Carlos Pelisser.
Além da assinatura formal dos convênios de cooperação, os presentes tiveram a oportunidade de assistir a uma apresentação dos projetos de Artesanato, Tecido da Floresta e Apicultura, desenvolvidos pelo Sebrae e parceiros. R20;A cooperação é fundamental par o desenvolvimento social, coletivo e econômico de RondôniaR21;, disse a senadora Fátima Cleide. Para o deputado federal Eduardo Valverde, mais importante de tudo é a crença das comunidades beneficiadas em projetos desse tipo, forjando com isso um elo forte no processo solidário cooperativo.
Presentes
Também estiveram presentes à solenidade a secretária de Agricultura de Porto Velho, Josélia Saraiva, representando o prefeito Roberto Sobrinho; os diretores do Sebrae em Rondônia Hiram Rodrigues Leal (técnico) e Pedro Teixeira Chaves (superintendente); o prefeito de Machadinho do Oeste, Luiz Flávio de Carvalho, o presidente da Cooperativa Apícola Portal da Amazônia, Aldi Lauri Gerlach, o presidente da Cooperativa dos Povos da Floresta (Coopflora), de Machadinho do Oeste, Erni Santos Lima; José Ribamar de Oliveira, diretor-geral da Agrotécnica Federal de Colorado do Oeste, além de grupos sociais, a exemplo de artesãos de Porto Velho.
*
VEJA TAMBÉM:
*
Bizarrus emociona educadores no Simpósio Estadual de Educação
*
Foragido é recapturado na zona rural de Porto Velho