Rondônia é o primeiro estado do país a utilizar um curso do Planseq no Sistema Prisional
Rondônia tornou-se nesta segunda-feira (26) o primeiro estado brasileiro a utilizar uma oficina de formação do Plano Setorial de Qualificação Social e Profissional em Economia Solidária (Planseq Ecosol) no Sistema Prisional. O feito se deve ao Curso de Coleta, beneficiamento, criação e comercialização de produtos de sementes e gestão em rede que começou a capacitar 20 apenadas na Penitenciária Feminina de Porto Velho.
Graças à parceria entre a Secretaria de Estado de Administração Penitenciária de Rondônia (Seapen) e a Cooperativa Açaí, a qual faz parte da Rede Justa Trama, o estado também está sendo pioneiro ao ter uma representação da sociedade civil como gestor das atividades de formação do Planseq Ecosol.
A assessora de Reinserção Social da Seapen, Sirlene Bastos, destacou a importância da participação da população carcerária, especialmente a feminina, neste processo de capacitação que está sendo oferecido pelo Governo Federal. “Daqui a algum tempo essas pessoas estarão aqui fora e tendo que enfrentar várias dificuldades para se recolocar no mercado profissional, assim este trabalho visa minimizar esses efeitos e dar mais dignidade às futuras egressas”, enfatizou.
Na abertura do Curso a presidente da Cooperativa Açaí, Maria Dalvani, lembrou às apenadas que foi preciso muito esforço para garantir a realização desta capacitação. “Vocês devem valorizar esta que é uma oportunidade ímpar na vida de vocês, pois várias pessoas lá fora fazem fila para conseguir uma vaga nos cursos que são oferecidos pelo Planseq, afim de tentar uma garantia de renda no futuro”, disse ao grupo.
A carga horária da Formação é de 210 horas e deve se estender até fevereiro de 2008.
O que é o Planseq Ecosol?
O Plano Setorial de Qualificação Social e Profissional em Economia Solidária (Planseq – Ecosol) é uma das ações do Plano Nacional de Qualificação (PNQ) do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), por meio da Secretaria Nacional de Economia Solidária. O Plano tem o objetivo de promover a qualificação profissional e social de trabalhadores em 21 estados brasileiros e conta com recursos do Fundo de Amparo ao Trabalhador (FAT), do Orçamento Geral da União e com a contrapartida de instituições parceiras (governamentais e não-governamentais).
Rede Justa Trama
É a Rede Justa Trama que articula a cadeia produtiva do algodão ecológico, desde a produção agrícola, a fiação e tecelagem, a confecção, a coleta e o beneficiamento de sementes nos estados de SP, SC, PR, RS, RO, AM, AP, PA, RR, AC e TO.