Estudantes discutem pesquisa feita no Quilombo de Sto Antônio

Estudantes discutem pesquisa feita no Quilombo de Sto Antônio

Estudantes discutem pesquisa feita no Quilombo de Sto Antônio

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

*O Instituto Estadual de Educação Carmela Dutra realizou no último dia 11 de o Seminário “Projeto Quilombo do Santo Antonio do Guaporé”, com o objetivo de apresentar os resultados dos trabalhos de pesquisa realizados no período de 16 à 22 de setembro, no Quilombo de Santo Antonio do Guaporé, Costa Marques- Forte Príncipe Da Beira e no Vale do Guaporé. A expedição teve a participação de 30 alunos pesquisadores do Ensino Médio, sob a coordenação de uma equipe de 5 professores e duas pedagogas. *O projeto foi desenvolvido em três fases: pesquisa bibliográfica, campanha para arrecadação de roupas, brinquedos, material escolar e de higiene, para posterior doação à comunidade do Quilombo de Santo Antônio e a pesquisa de campo, para coleta de informações e socialização dos resultados para a comunidade escolar. *Divididos em quatro áreas do conhecimento, os projetos de pesquisa foram desenvolvidos com as seguintes temáticas: o Real Forte Príncipe da Beira - como foi construído; sua utilização pelos portugueses e sua importância histórica para o Estado. A pesquisa foi realizada pelo grupo de História, sob coordenação do Professor Lourismar Barroso. *O grupo de Biologia, coordenado pela professora Márcia Marques, realizou pesquisas na comunidade com objetivo de coletar dados relacionados às plantas medicinais mais utilizadas pelos quilombolas, a alimentação e as endemias mais freqüentes na área pesquisada. *A influência da oralidade na escrita foi a temática apresentada pela equipe de Língua Portuguesa, coordenada pelas professoras Mara Cláudia e Márcia Maia, que também realizou a apresentação de teatro para a Comunidade Quilombola. O Corredor Ecológico do Guaporé e sua ocupação geográfica e econômica foi assunto explorado pela equipe de Geografia, coordenada pelo professor Juarez Gomes. *A programação contou com a participação do ambientalista José Soares Neto (Zeca Lula), que proferiu a palestra sobre o Vale do Guaporé, ressaltando a importância do trabalho social desenvolvido pela escola, junto à comunidade quilombola, além do resgate histórico e valorização da identidade das comunidades tradicionais. *O Projeto teve o apoio do Governo do Estado de Rondônia, através da Secretária de Estado da Educação- Seduc, da Direção do Carmela Dutra, da Ong Ecovale e dos parceiros: Vivo, Dydyo, Gráfica Imediata, Supermercado Peg-Pag, Rede TV e Livraria Pedagógica.
Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Na sua opinião, qual companhia aérea que atende Rondônia presta o pior serviço?
Você ainda lê jornal impresso?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS