Projeto Arpa beneficia 4 unidades de conservação ambiental em RO

Projeto Arpa beneficia 4 unidades de conservação ambiental em RO

Projeto Arpa beneficia 4 unidades de conservação ambiental em RO

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

*O Programa Áreas Protegidas na Amazônia (Arpa) irá beneficiar quatro unidades de conservação do Estado de Rondônia, em 2006. Juntas estas áreas receberão recurso na ordem de R$ 4,3 milhões. O Parque Estadual de Guajará-Mirim, o Parque Estadual de Corumbiara e as Estações Ecológicas de Mojica Nava e Três Irmãos, que juntas formam uma só unidade, foram as áreas escolhidas para a implantação do programa em Rondônia. Desde o primeiro semestre deste ano, estas áreas já estão recebendo investimentos. *O Arpa é um programa do Governo Federal criado para expandir, consolidar e manter uma parte do Sistema Nacional de Unidades de Conservação (SNUC) no bioma Amazônia durante dez anos, protegendo pelo menos 50 milhões de hectares de floresta e promovendo o desenvolvimento sustentável da região. *O coordenador do Arpa em Rondônia, e chefe do Grupo de Unidade de Conservação da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Ambiental (Sedam), Nilo Magalhães, explica que além dos investimentos previstos para o próximo ano, Rondônia pode ganhar ainda, uma nova unidade de conservação. O Arpa está custeando as despesas para o estudo da viabilidade de criação. *Através do programa, segundo Nilo Magalhães, as unidades terão a integridade física garantida e receberão infra-estrutura, que vai desde a compra do material de consumo até a aquisição de computadores, veículos, barcos, e equipamentos que possam fortalecer a fiscalização. Rondônia possui ao longo do seu território 42 unidades estaduais de conservação e 8 federais. *Na visão do secretário da Sedam, Augustinho Pastore, a implantação do Arpa, representa um ganho para toda a sociedade. “Este programa veio consolidar e dar o impulso necessário às iniciativas de proteção da biodiversidade existente no Estado”, disse o secretário. *Todos os projetos a serem desenvolvidos em 2006, foram apresentados e discutidos em uma reunião realizada no final de setembro, na cidade de Belém, presidida pela Ministra do Meio Ambiente Marina Silva e demais membros que formam o comitê do programa, representantes do Ministério do Meio Ambiente e de cada estado da região Norte.
Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Qual sua opinião sobre o bloqueio de emendas parlamentares?
Você acredita que a gestão Hildon Chaves realmente teve 90% de aprovação?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS