* Pela qualidade do serviço de Entregas Expressas Internacionais (EMS), os Correios receberam da União Postal Universal (UPU) o Certificado Prata. A premiação ocorrida em Berna, Suíça, resulta de processo de medição permanente da excelência de padrões das atividades postais em todo o mundo. É realizada em parceria com a consultoria International IBM Consulting, com o apoio da International Post Corporation (IPC), com sede em Bruxelas, Bélgica.
* Dos 190 países que compõem a União Postal Universal apenas 23 conseguiram pontos suficientes para essa certificação de excelência. O Certificado Ouro foi obtido por apenas cinco países, entre eles Japão e Coréia. O Prata, com o qual os Correios do Brasil foram premiados, foi conquistado por outros dez países, nos quais se incluem Estados Unidos e Austrália. O Bronze foi entregue a sete países, entre os quais Portugal e Bélgica.
* Vários atributos são avaliados para a concessão dessa certificação de qualidade do serviço de entregas expressas internacionais, que cresceu 13% em 2004. Os principais itens da premiação: pontualidade da entrega e na transmissão de dados, qualidade do rastreamento dos objetos e desempenho do sistema de tratamento de reclamações oriundas de outros países.
* É a primeira vez que os Correios brasileiros são premiados desde que a certificação foi instituída, em 1999. O presidente da Empresa, Janio Pohren, que recebeu o prêmio na Suíça, destaca a importância desse reconhecimento internacional e divide a distinção com os empregados da estatal: ``Essa premiação é resultado final de um trabalho de equipe completo e bem-sucedido. Mas nada disso que foi concebido e planejado teria tido sucesso sem a participação e o envolvimento efetivo da equipe das regionais. São essas pessoas que efetivamente entram em campo para ganhar o jogo. A remessa para ser adequadamente rastreada e entregue com segurança a seu destinatário depende do trabalho diário e incansável dos nossos operadores, motoristas e carteiros.´´