ARTIGO: À Beira do Abismo – Por Valdemir Caldas

ARTIGO: À Beira do Abismo – Por Valdemir Caldas

ARTIGO: À Beira do Abismo  –  Por Valdemir Caldas

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

A Assembléia Legislativa de Rondônia vem deixar transparecer à população rondoniense que é mesmo um poder inútil. Quando a sociedade espera que aquela Casa se comporte como o órgão legislativo do estado, que aja como caixa de ressonância dos clamores populares, elaborando e aprovando proposições e medidas que regulem as relações sociais na esfera de sua competência, eis que muitos comprovam exatamente o contrário. Tome-se, como exemplo, a conduta nefanda de deputados gazeteiros, que resolveram entrar de férias, antes do recesso parlamentar, deixando a pauta recheada de matérias importantes para serem apreciadas, sabe-se lá Deus quando. São extremamente preocupantes os rumos tomados pela ALE, na medida em que o deboche e o desrespeito podem artificializar uma crise capaz de mergulhá-la num abismo sem volta. Por isso, insisto na idéia de que o presidente Neodi de Oliveira precisa tomar o timão da embarcação, antes que ela acabe soçobrando. Não se trata de satisfazer privilégios desse ou daquele parlamentar, mas de fazê-la funcionar de modo a atender os interesses da população, mantendo-se, assim, a normalidade democrática. Os deputados têm a obrigação moral de implantar ações concretas, com vistas a impedir que aumente a descrença e a desesperança do povo no parlamento. Não é menos certo, por outro lado, que o presidente daquele Poder há de cuidar para impedir o envolvimento de seus membros em episódios grotescos, de nenhuma grandeza. Ele próprio, o presidente da ALE, não pode fazer ouvido de mercador a postura de enforcadores de sessões. Pelo contrário, quando isso acontecer, cabe-lhe recorrer ao Regimento Interno, como supedâneo para punir os gazeteiros, até para se impor aos seus comandados e, conseqüentemente, angariar o respeito da sociedade. A crise na qual está envolta a ALE pode e precisa ser superada, desde que haja consciência, respeito à sociedade, maturidade política, responsabilidade, espírito público e bom senso entre os parlamentares. A atual paisagem política está transformada num deserto de espírito público e desleixo para com os interesses sociais. Quando se assiste cenas deprimentes como as que têm sido protagonizadas por deputados, sobretudo nos últimos meses, dificilmente se encontrarão motivos para a existência da própria Casa de Leis.
Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Na sua opinião, qual companhia aérea que atende Rondônia presta o pior serviço?
Você ainda lê jornal impresso?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS