Jardins clonais irão fornecer mudas selecionadas de café

Jardins clonais irão fornecer mudas selecionadas de café

Jardins clonais irão fornecer mudas selecionadas de café

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

Como resultado de intenso trabalho desenvolvido desde 2004 por pesquisadores e agrônomos da Secretaria de Estado da Agricultura, Produção e do Desenvolvimento Econômico e Social (SEAPES) e da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa/RO), estão em plena atividade em Alto Alegre dos Parecis, Buritis, Ji-Paraná, Machadinho do Oeste, Rolim de Moura e no distrito de Rondolândia (MT) os primeiros jardins clonais de café que irão produzir mudas de alta qualidade para abastecer o segmento, responsável por 1,4 milhão de sacas na próxima safra, segundo estimativas da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab). A implantação das unidades demonstrativas de condução de elite, integrante do Programa de Tecnificação para o Desenvolvimento da Cultura Cafeeira da SEAPES, obedece a uma lógica simples: quanto mais biotecnologia for agregada a este processo produtivo, da fase da seleção de sementes aos tratos culturais, do manejo de solo à multiplicação de clones, mais renda terá o produtor. Para isso, um balanço apresentado pelas equipes técnicas da secretaria revela o quanto foi realizado pelo grupo de trabalho no período: entre 2005 e 2007, exatas 28.018 pessoas, entre pequenos, médios e grandes produtores, extensionistas rurais e pesquisadores participaram de palestras técnicas e treinamentos sobre sistemas de condução, colheita, armazenamento e classificação do café da variedade Coffea canephora, ou Conillon, historicamente a cultivar melhor adaptada às condições de solo e clima de Rondônia. Além disso, foram produzidas e plantadas 500.000 mudas selecionadas e distribuídos 46.000 quilos de calcário dolomítico para correção de acidez de solos – tudo com recursos exclusivos do orçamento do Estado. “Nosso esforço busca restituir ao café a posição de destaque que esta cultura sempre ocupou no ranking das lavouras permanentes em Rondônia”, resume Marco Antonio Petisco, secretário-titular da SEAPES. Nos próximos dias 28 a 30 de novembro, a secretaria promove, em Cacoal, o primeiro seminário “Rondônia Café: produtividade e qualidade”, em parceria com a Embrapa e o Conselho Brasileiro de Pesquisa e Desenvolvimento do Café, que reúne 40 entidades dedicadas à cultura em todo o Brasil. *VEJA TAMBÉM: *Homens acusados de roubo de moto e troca de tiros com a PM de Guajará-mirim são conduzidos a Delegacia * Programação especial marca a comemoração dos dez anos da FIMCA
Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Na sua opinião, qual companhia aérea que atende Rondônia presta o pior serviço?
Você ainda lê jornal impresso?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS