ARTIGO: HARMONIA NECESSÁRIA - Por Valdemir Caldas

ARTIGO: HARMONIA NECESSÁRIA - Por Valdemir Caldas

ARTIGO:  HARMONIA NECESSÁRIA - Por Valdemir Caldas

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

Muito se tem falado e escrito sobre a harmonia e a independência entre os poderes, numa verdadeira democracia. Do bom relacionamento entre Executivo, Legislativo e Judiciário, certamente, resultarão benefícios permanentes e duradouros para a sociedade. Não se pode confundir, contudo, harmonia com subserviência, revanchismo ou qualquer coisa do gênero. Não obstante, membros da Assembléia Legislativa de Rondônia não entendem dessa maneira. Por isso, o surto de prepotência e revanchismo que vem levando parlamentares a arvorarem-se detentores de todas as prerrogativas e de todos os poderes e privilégios. Há momentos, no entanto, em que as manifestações de certos deputados chegam às raias do paroxismo e eles acabam por substituírem direitos e garantias individuais por atos que dizem serem “morais”. Não é à toa o brado de indignação do presidente do Poder Legislativo, deputado Neodi de Oliveira, com a conduta de muitos parlamentares. Para ele, a emenda constitucional que acaba com o auxilio moradia concedido a autoridades dos poderes Executivo, Judiciário e do próprio Legislativo, não passa de uma decisão extemporânea, revanchista e de caráter pessoal. A tentativa de implantar democracia sólida e fundamentada na Constituição Federal capaz de assegurar, sobretudo, os direitos de cidadania, aqui e acolá, enfrenta percalços, muitos dos quais decorrentes da inapetência e do vedetismo, que corroem as entranhas de alguns políticos. Não raro, equívocos se sucedem, com deputados metendo os pés pelas mãos, apresentando propostas inócuas, concorrendo, assim, para consagrar erros e abusos. É disso que se tem cuidado, em algumas ocasiões, o presidente daquela Casa. A mais recente delas, foi durante entrevista exclusiva a TV Jornet, quando relevou certa incompreensão a respeito do procedimento de colegas, o que evidencia a dificuldade de parlamentares para conviverem sob regras democráticas, que pressupõem a tolerância e o desejo de integrar esforços de modo cooperativo. Precisamos de medidas sólidas e efetivamente voltadas para o desenvolvimento de Rondônia. Precisamos de políticas públicas, que criem oportunidades para ajudar a economia do Estado, permitindo que todos os segmentos sociais formem, entre si, relações associativas e cooperativas, para acomodar as diversidades intrigantes dos tempos difíceis que atravessamos, e não de medidas demagógicas e eleitoreiras.
Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Na sua opinião, qual companhia aérea que atende Rondônia presta o pior serviço?
Você ainda lê jornal impresso?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS