*Acontece logo mais à noite, às 19 horas, na Casa de Cultura Ivan Marrocos, a cerimônia de encerramento do Curso de Capacitação em Confecção e Montagem de Bio-jóias que estava sendo ministrado desde o dia 21 de agosto na Penitenciária Feminina de Porto Velho.
*Em parceria com a Cooperativa Açaí, a Secretaria de Estado de Administração Penitenciária (SEAPEN) vai certificar as cerca de 30 apenadas que concluíram o curso.
*Segundo informou a assessora de reinserção social da SEAPEN, Sirlene Bastos, as apenadas irão fazer um breve desfile mostrando as peças fabricadas por elas, e em seguida, será formalizado o convênio entre a Secretaria e a Cooperativa para a instalação de um pólo de produção nas dependências da Unidade Prisional.
*“Além de fortalecer o artesanato regional, as apenadas serão beneficiadas com a oportunidade de trabalho e renda familiar, onde receberão remuneração e terão direito à remissão de pena (a cada três dias de trabalho, diminui um da pena).”, destacou o secretário de administração penitenciária, Gilvan Cordeiro Ferro.
*De antemão, Ferro parabenizou o trabalho que está sendo feito pela recém-criada assessoria de reinserção social. “Esta tem um importante papel no processo de ressocialização dos apenados, por isso a pessoa é competente e responsável”, enfatizou.
*O presidente do Conselho Penitenciário Estadual, Gabriel Tomasete, também deu destaque à iniciativa. “o resgate da cidadania e da dignidade humana será feito levando ao apenado trabalho, cursos profissionalizantes, educação, atividades laborais e apoio à sua família”, concluiu.