Sipam recebe visita do embaixador Peru

Sipam recebe visita do embaixador Peru

Sipam recebe visita do embaixador Peru

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

*O embaixador do Peru no Brasil, Hermán Coutirier, agendou uma visita nessa quinta-feira (01), às 15h30m, às instalações do Centro Técnico e Operacional do Sistema de Proteção da Amazônia (Sipam), em Porto Velho. Ele será recepcionado pelo gerente do Sipam, José Neumar da Silveira. *O embaixador vem conhecer a infra-estrutura tecnológica do Sipam, que é composta por subsistemas integrados de sensoriamento remoto, radares, estações meteorológicas e plataformas de coletas de dados, instalada na região, produzindo informações em tempo real. *Segundo José Neumar, além de ser alimentado permanentemente pelos dados gerados por sensores, o Sipam atualiza seu banco de dados de forma integrada com os órgãos parceiros, que ao mesmo tempo em que têm acesso às informações necessárias, atuam orientando e auditando, para a efetivação das ações e o enriquecimento do processo. "Isso faz do Sipam um moderno e inovador sistema de coleta, armazenamento e tratamento de dados que permite o funcionamento articulado e integrado das diversas instituições governamentais, em todas as suas instâncias: federal, estadual e municipal", garantiu. *O Sipam está apoiando e contribuindo com diversos órgãos parceiros, entre eles a Universidade Federal de Rondônia (Unir), no projeto de Gestão Territorial e Desenvolvimento Sustentável, que está sendo desenvolvido pela universidade na região de Cerejeiras. "Os pesquisadores da Unir pediram a nossa cooperação no desenvolvimento das atividades do projeto, nas áreas de processamento e análise de imagens de sensoriamento remoto e de dados georreferênciais, identificação e quantificação do desmatamento da área de 2002 a 2005, mapas de vulnerabilidade ambiental, e processamento de imagens satélite", explicou. *O trabalho da Agência Nacional de Águas (ANA), para monitoramento hidrometereológico e de qualidade de água em unidades de conservação (UCs) federais, também conta com a ajuda da tecnologia do Sipam. Para isso, um subsistema de rádio determinação, para envio e recebimento de mensagens georreferenciais foi disponibilizado pelo Sipam para acompanhar os técnicos da ANA e da CPRM na Reserva Biológica Jarú, em Rondônia.
Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Na sua opinião, qual companhia aérea que atende Rondônia presta o pior serviço?
Você ainda lê jornal impresso?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS