O presidente da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), Ennio Candotti, estará em Porto Velho no dia 04 de Setembro participando de eventos de apoio à Liga dos Camponeses Pobres de Rondônia (LCP) e a Wenderson Francisco dos Santos, o Ruço, membro desse Movimento, preso a quase um ano no presídio Urso Branco.
*Ennio Candotti estará na Universidade Federal de Rondônia ( Unir) debatendo em seminário que tem como tema: A questão agrária e a criminalização do Movimento Camponês. A temática é sugerida pelos constantes conflitos e mortes de camponeses sem-terra vitimados por ataques de jagunços em diversas regiões de Rondônia.
*Em seguida realizará, na Unir Centro, Ato Público com a presença de outras personalidades, docentes da Unir, e estará realizando coletiva com a imprensa.
*O seminário acontecerá no dia 04 de Setembro, das 14 às 17 horas no Auditório Paulo Freire, Campus da Unir, localizado na BR 364 sentido Rio Branco/AC. O evento também terá a participação de outras organizações nacionais que estão monitorando os conflitos no campo em Rondônia e estão denunciando a tentativa de criminalizar os Movimentos Sociais. *Participam também da mesa, o Centro Brasileiro de Solidariedade dos Povos (Cebraspo),– com sede no Rio de Janeiro, a Liga dos Camponeses Pobres (LCP) e o Núcleo de Advogados Populares (Nap). Há ainda a cobertura de jornais de circulação nacional, como o Jornal A Nova Democracia, também do Rio de Janeiro.