*O gerente do Sistema de Proteção da Amazônia (Sipam), José Neumar da Silveira, entregou na última terça-feira (22) a secretária Adjunta da Secretaria Municipal de Saúde, Rita Helena Ferrugem Rosa, os produtos referentes ao projeto Perfil Epidemiológico do Município de Porto Velho "Agravo Malária". Com isso, foi disponibilizado para os técnicos da Semusa um sistema de informações georreferenciadas dos dados de malária, da área urbana do município, com o objetivo de possibilitar mecanismos e instrumentos de planejamento que auxiliem a tomada de decisão quanto às ações a serem desenvolvidas pela Semusa. A solenidade aconteceu às 9 horas, no Centro Técnico Operacional de Porto Velho.
*O Projeto Perfil Epidemiológico do Município de Porto Velho "Agravo Malária", conforme explicou Tânia Baraúna, bióloga, da Divisão de Análise Ambiental do Sipam, disponibiliza diversas informações e produtos que serão utilizados pela Semusa, como por exemplo, mapas com informações dos casos de malária por faixa etária, gênero, espécie parasitária, quantidade de casos e incidência parasitária anual.
*O projeto foi desenvolvido em parceria com o Departamento de Epidemiologia da Semusa, utilizando-se do Software TerraView, que consiste num aplicativo desenvolvido pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espacias (INPE). Os dados de malária foram coletados do Sistema de Informações de Vigilância Epidemiológica (SIVEP) do Ministério da Saúde.