*A Escola Penitenciária de Rondônia iniciou esta semana o Curso de Capacitação para os Agentes Penitenciários Emergenciais. Dividido em quatro turmas, o Curso será ministrado a 233 agentes emergenciais da Capital. Esta é a primeira atividade da Escola recém-criada no Estado.
*As aulas começaram no último dia 07 e irão até 29 de setembro, abrangendo aspectos teóricos e práticos das atividades penitenciárias. As disciplinas teóricas estão sendo ministradas no Auditório da Fundação de Assistência Social (FASER) e proporcionarão conhecimentos de Direitos Humanos, Psicologia Criminal, Ética Profissional, Tóxico e Entorpecente, Primeiros Socorros e Doenças Sexualmente Transmissíveis, Gerenciamento e Negociações em Situações de Crise, Manual do Sistema Penitenciário (MASPE), Legislação Penal e Segurança Física do Estabelecimento Prisional.
*A segunda fase do Curso que é a parte prática acontecerá na Academia de Polícia Civil (ACADEPOL) e abrange, Rádio e Comunicação, Técnica Operacional de Ação Penitenciária, Segurança, Controle e Procedimentos, Prevenção e Combate a Incêndio, Imobilização e Noções de Armamento e Tiro.
*Segundo a Diretora da Escola Penitenciária, Orlene Carvalho de Freitas, o curso de capacitação para os novos agentes no interior será aplicado em conjunto com o Departamento Penitenciário Nacional (DEPEN/MJ) após o término dos cursos na Capital.
*Orlene informou ainda que, os municípios de Ariquemes, Ji-Paraná, Cacoal, Vilhena, Rolim de Moura e Guajará-Mirim funcionarão como cidades pólos para o Curso de Aperfeiçoamento das Práticas Penitenciárias.
*
Veja também: *
Assassino do vigilante de escola na capital é preso
*
Foragido da Justiça de SP é preso em Jaru