Desembargador que concorre ao Prêmio Nobel da Paz participa de seminário na Capital
*Nos dias 11 e 12 deste mês de agosto acontece no auditório do Ministério Público em Porto Velho, o Seminário ?A Criança e o Adolescente em Juízo? promovido pela Ameron (Associação dos Magistrados de Rondônia) e pela Ampro (Associação do Ministério Público de Rondônia) com o apoio do Tribunal de Justiça Estadual.
*O evento será aberto às 18h da próxima quinta-feira com a Conferência ?Família: um conceito plural? da Desembargadora do Tribunal de Justiça do Estado do Rio Grande do Sul, Maria Berenice Dias. Ela é mestre em Direito Processual Civil pela PUC/RS, Vice-presidente Nacional do Instituto Brasileiro de Direito de Família (IBDFAM), Integrante dos conselhos editoriais das Revistas Brasileira de Direito de família e Thêmis ? Gênero e Direito.
*Dra Maria Berenice é uma das 52 brasileiras que compõem a lista das 1000 mulheres do mundo que concorrerão ao Prêmio Nobel da Paz 2005. Ela é autora de mais de dez livros sobre Direito de Família e Homo-afetividade e vai lançar mais uma obra durante o primeiro dia do Seminário em Porto Velho: Manual do Direito das Famílias.
*Na sexta-feira pela manhã haverá as palestras ?O depoimento de crianças e adolescentes: técnicas, cuidados e o falso abuso sexual?, ministrada pela psicóloga e diretora nacional de Relações Interdisciplinares do IBDFAM, Gisele Groeninga, ?Violência Intrafamiliar nos Conflitos de Guarda?, proferida pela Procuradora de Justiça do Rio Grande do Sul, especialista em violência doméstica contra Crianças e Adolescentes (USP) e em Direito Processual Civil e autora de vários livros, Maria Regina de Azambuja.
*À tarde, a assistente social da Vara de Família de Porto Alegre e coordenadora da área de serviço social do IBDFAM/RS, Denise Duarte Bruno, vai falar sobre o tema ?Estudo Social: momento, teor e validade nos conflitos de guarda? e, logo após, haverá o painel ?Depoimento sem Dano ? Benefícios e Desdobramentos Jurídicos?.
*Os painelistas são José Antônio Daltoé César, juiz do 1º Juizado da Infância e Juventude de Porto Alegre e idealizador do projeto ?Depoimento sem Dano? e Vanea Visnieviski, assistente social do Juizado da Infância e Juventude de Porto Alegre. O painel vai contar ainda com a participação de um Juiz de Direito, representantes do MP e OAB de Rondônia. todas as palestras e o painel serão seguidos de debates.
*De acordo com os organizadores as inscrições já estão praticamente esgotadas. O evento é dirigido a magistrados, membros do Ministério Público, advogados, assistentes sociais, psicólogos, professores e acadêmicos de direito, serviço social e psicologia. O evento também tem apoio do Ministério Público, Caixa Econômica, Unimed, Faro e livraria Fórum.com.