Expansão dos búfalos selvagens do Vale do Guaporé preocupa pesquisadores

Expansão dos búfalos selvagens do Vale do Guaporé preocupa pesquisadores

Expansão dos búfalos selvagens do Vale do Guaporé preocupa pesquisadores

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

*Teve início na semana passada, através de uma programação que incluiu seminário em Costa Marques, visita a sede da Reserva Biológica do Guaporé (Rebio), visita à fazenda Pau D?Óleo e seminário em Porto Velho durante todo o dia desta segunda(01), a apresentação e demonstração das atividades realizadas do projeto para manejo dos búfalos localizados no Vale do Guaporé. *O projeto é realizado pela Embrapa Rondônia, em parceria com o Ibama, Ministério do Meio Ambiente e projeto de Conservação e Utilização Sustentável da Diversidade Biológica Brasileira (Probio). *Os búfalos, que crescem livremente e de forma desordenada nas áreas da fazenda Pau D?Óleo e da reserva biológica, preocupam pesquisadores, pois um grande impacto ambiental está sendo causado no ecossistema da região. Animais como o cervo-do-pantanal estão ameaçados de extinção. *Nesse projeto, a Embrapa defende que seja feita uma contagem da quantidade de búfalos existentes, manejo dos animais através de envio dos búfalos com idade até dois anos, para uma reserva, e abate ordenado dos animais adultos. *Os animais, tanto os abatidos como os que seguirão para criação em cativeiro, possivelmente dentro da fazenda Pau D?Óleo, devem passar por rigorosos testes sanitários, para que seja verificada a possibilidade da injestão da carne, do leite e a criação e reprodução dos animais por produtores da região. *Uma pesquisa e levantamento do solo da região da Rebio, que é de 600 mil hectareres, também está previsto durante a execução do projeto de manejo do gado. *A decisão quanto ao destino dos animais, será feita junto com representantes das comunidades do Vale do Guaporé e especialistas. ?Mas o primeiro diagnóstico só poderemos apresentar à população após a contagem dos búfalos, que deve ser feita via área, assim que consigamos a liberação por parte do Governo do Estado, do combustível para realizar as viagens?, enfatizou João Paulo Guimarães, coordenador do projeto da Embrapa Rondônia.
Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Na sua opinião, qual companhia aérea que atende Rondônia presta o pior serviço?
Você ainda lê jornal impresso?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS