Membros da Coordenadoria da Juventude tomam posse
*O prefeito Roberto Sobrinho deu posse nesta sexta-feira (14) aos membros da Coordenadoria Municipal da Juventude, na presença do representante da Secretária Nacional da Juventude, Danilo Moreira. Assume o órgão, criado pela Lei Complementar 256, Samuel Pessoa, 25 anos. Ele é coordenador Estadual do Movimento de Meninos e Meninas de Rua.
*Ao implantar a Coordenadoria, o prefeito atende, de forma inédita, à solicitação de um vasto segmento de pessoas envolvidas em estudos sobre a juventude da Capital. Composta de um coordenador, três assessores executivos especiais e uma secretária executiva, a Coordenadoria tem a função de articular, promover e executar programas de cooperação entre organismo estaduais, nacionais e internacionais, públicos e privados, voltados à implantação de políticas públicas para a juventude e à produção de informações, diagnósticos e análises da condição juvenil no município.
*O prefeito Roberto Sobrinho disse que a coordenadoria é uma resposta ao compromisso de sua administração com este segmento social citando as várias ações que a prefeitura já vem desenvolvendo especialmente nas áreas de educação, cultura, esportes e geração de emprego e renda.
*Representando os secretários municipais, a secretária de Educação Epifânia Barbosa, parabenizou o prefeito pela iniciativa de criar a Coordenadoria da Juventude e desejou muito sucesso à nova empreitada. “É uma responsabilidade muito grande, porque o órgão vem na realidade para articular e somar com as secretárias que já têm atuação nesse campo da juventude”, reforçou a secretária, que se colocou à disposição dos novos membros do governo municipal.
*Já a representante indígena Sueli Jabuti Canué aproveitou para conclamar todos os jovens, indígenas ou não, a se interessarem mais pela política. “Nós, os jovens indígenas, também precisamos nos envolver na política para obter o respeito e saber respeitar, e assim exigir o nosso espaço”, disse Sueli.
*Para Danilo Moreira, a criação da Coordenadoria da Juventude coloca a cidade em sintonia com que há de mais avançado em política pública. “Nós fizemos questão de vir a Porto Velho, porque essa idéia de tratar a juventude como sujeito de direito e como segmento importante da sociedade, tem-se multiplicado dia-a-dia, e a criação do órgão expressa isso. Nós podemos dizer que a cidade de Porto Velho está em sintonia com que há de mais avançado na política pública voltada para a juventude”, assegurou Moreira.
*O coordenador Samuel Pessoa agradeceu o voto de confiança do Prefeito Roberto Sobrinho, tornando-o representante de 40% da população portovelhense. Disse saber do peso da responsabilidade e acredita que o jovem precisa de um olhar diferente. “O papel dessa Coordenadoria é de ajudar a levantar a cabeça da juventude”, concluiu Pessoa.
*A cerimônia, na Praça Getúlio Vargas, contou ainda com a presença dos vereadores José Wildes, Zequinha Araújo Juarez Taques.