A Prefeitura de Porto Velho, através da Secretaria da Saúde (Semusa), vai disponibilizar para a população serviços odontológicos de endodontia (canal), periodontia (tratamento de problemas nas gengivas) e pequenas cirurgias odontológicas. Os Centros Especializado em Odontologia (CEO) já estão sendo construídos em anexo as policlínicas Manuel Amorim de Matos, no Eldorado, Hamilton Godim, no Tancredo Neves e José Adelino, no Ulisses Guimarães e devem ser inaugurados dentro de 60 dias, segundo afirmou o secretário Municipal de Saúde, Sid Orleans.
*Os CEOs vão servir como referência das unidades básicas de saúde (postos). O paciente precisa primeiramente ser atendido pelo serviço de odontologia dos postos de saúde e, caso seja detectado a necessidade de se fazer os serviços oferecidos pelos CEOs, o paciente será encaminhado. Orleans destacou que as unidades básicas de saúde já estão trabalhando com tratamento odontológicos nas áreas de restauração, extração e limpeza. Ele frisou que o serviço de restauração também está sendo inovador – antes as pessoas faziam apenas extração.
*As consultas para o serviço básico de odontologia, já oferecidos nos postos de saúde, são marcados semanalmente. Orlenas destacou, no entanto, que o paciente, ao iniciar o tratamento, já terá definido a data para o retorno, sem precisar adquirir nova ficha de marcação de consulta, como acontecia em administrações anteriores. De acordo com Orleans, a determinação do prefeito Roberto Sobrinho é a de que se dê atenção especial a essa área, uma vez que este serviço, em geral, custa caro para a população e nem todos têm condições de pagar um tratamento odontológico.